Cátia Mateus e Maribela Freitas
A partir do Alentejo, a clínica
médica NATURVITA trata da saúde dos portugueses de norte
a sul do país
BI empresarial
OS MELHORES negócios nascem de ideias simples. E desengane-se quem
pensa que só nos grandes centros urbanos é possível
empreender. Se a uma boa ideia acrescentarmos um projecto bem pensado,
é garantia quase certa para uma empresa de sucesso independentemente
da sua localização.
Maria Alexandra Mota e os seus dois sócios tiveram esta visão.
Em 1998, em pleno Alentejo, criaram a Naturvita uma clínica médica
vocacionada para a saúde ocupacional e a higiene e segurança
no trabalho. Às carências da região nesta matéria,
a equipa respondeu com um projecto onde a inovação é
a regra.
Maria Alexandra Mota encontrou na interioridade do Alentejo uma possibilidade
de negócio. "A área da saúde é bastante
deficitária no Alentejo, o que me levou a acreditar que haveria
grandes possibilidades de inovar neste domínio", explica
a empreendedora.
Reuniu as pessoas certas e deu corpo a uma vontade antiga. Abandonou o
seu emprego numa instituição bancária e respondeu
ao apelo do mundo empresarial. "Gostava das funções
que desempenhava no banco mas sentia que tinha muitas ideias para pôr
em prática e o espírito empreendedor era um sentimento constante",
explica.
À sua formação e experiência no domínio
da gestão juntou o "know-how" de Luís Maia da
Silva, médico e especialista em medicina do trabalho. Juntos, e
com um investimento de cerca de 112 mil euros, delinearam um projecto
que actua na prestação de cuidados de saúde no âmbito
da medicina curativa e serviços de Medicina do Trabalho, Higiene
e Segurança.
Embora o conceito tivesse força para vingar, a empreendedora garante
que o processo nem sempre foi fácil. "A par da burocracia,
foi necessário encontrar um vasto leque de profissionais de saúde
altamente qualificados e motivados", explica.
Contudo, outros entraves se impuseram. "Embora houvesse um enquadramento
legal para a nossa actividade, tivemos de apresentar a saúde preventiva
e os seus benefícios de uma forma educativa", elucida.
Para Maria Alexandra Mota, ainda é necessário fazer um grande
trabalho de divulgação dos benefícios da saúde
e segurança laboral junto das empresas portuguesa.
Um trabalho de campo que ainda ocupa parte do trabalho da Naturvita.
"Esta questão é sinónimo de realização
pessoal e profissional dos trabalhadores e de aumento da competitividade
das organizações", defende.
Uma questãode atitude
Cinco anos passados, em nada se arrepende da opção tomada.
A Naturvita é, garante, uma empresa com sucesso que em nada foi
penalizada pelo facto de se localizar em Ponte de Sor. Para a empreendedora,
"é a forma de estar no mercado que faz o sucesso da empresa
e não a sua localização".
Hoje, a empresa tem clientes de norte a sul do país. O investimento
inicial já foi recuperado e a empresa garante dez postos de trabalho
a tempo inteiro e um leque de 30 colaboradores, entre profissionais de
saúde e técnicos.
Nos últimos três anos a empresa cresceu, segundo a empreendedora,
"a uma média anual de 230% de volume de negócios"
e prepara já novos projectos. As novas tecnologias de informação
na saúde, higiene alimentar e geriatria assumem-se como possibilidades
futuras de negócio.
Na realidade, a equipa tem já em conclusão um projecto para
a edificação de um parque residencial para a terceira idade
onde, garante, "predominará um conceito inovador que dignifique
o idoso e lhe ofereça um serviço de qualidade".
Em estudo está também um novo conceito centrado numa rede
de unidades móveis de saúde, completamente equipadas com
pessoal médico e de enfermagem, que serão capazes de levar
os cuidados médicos mais básicos a áreas do país
onde estes actualmente não chegam.
Uma ideia simples, de quem lida diariamente com a questão da interioridade.
Pelo conceito simples e simultaneamente inovador, Maria Alexandra Mota
garante que "a Naturvita é um alvo apetecível a
investidores. Já fomos contactados por vários parceiros
e estamos a analisar algumas propostas".
Não voltar as costas ao risco, responder com empenho, iniciativa
e determinação ao apelo empresarial e não desistir
à primeira dificuldade são para a empreendedora condições
fundamentais para quem queira triunfar no mundo dos negócios.
BI empresarial
Nome: NATURVITA, Clínica Médica
Ano de criação: 1998
Sede: Ponte de Sor
Responsáveis: Maria Alexandra Mota, Luís Maia da
Silva e Florindo Dias
Área de actuação: Saúde Ocupacional
e Higiene e Segurança no Trabalho
Investimento inicial: 112.500 euros
Principais clientes: Empresas e particulares
Postos de Trabalho criados: Dez a tempo inteiro e cerca de 30 colaboradores
Lema: "Saúde Activa"
Objectivos: Sensibilizar as empresas para a necessidade de uma
aposta na saúde dos seus trabalhadores e promover o conceito de
"saúde preventiva"
Conselhos: O grande trunfo de um negócio é a sua
concepção. A ideia pode ser simples, mas o segredo está
na forma como a empresa é pensada.