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Negócio saudável triunfa no Interior

27.06.2003


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Cátia Mateus e Maribela Freitas

A partir do Alentejo, a clínica médica NATURVITA trata da saúde dos portugueses de norte a sul do país






BI empresarial



OS MELHORES negócios nascem de ideias simples. E desengane-se quem pensa que só nos grandes centros urbanos é possível empreender. Se a uma boa ideia acrescentarmos um projecto bem pensado, é garantia quase certa para uma empresa de sucesso independentemente da sua localização.

Maria Alexandra Mota e os seus dois sócios tiveram esta visão. Em 1998, em pleno Alentejo, criaram a Naturvita uma clínica médica vocacionada para a saúde ocupacional e a higiene e segurança no trabalho. Às carências da região nesta matéria, a equipa respondeu com um projecto onde a inovação é a regra.

Maria Alexandra Mota encontrou na interioridade do Alentejo uma possibilidade de negócio. "A área da saúde é bastante deficitária no Alentejo, o que me levou a acreditar que haveria grandes possibilidades de inovar neste domínio", explica a empreendedora.

Reuniu as pessoas certas e deu corpo a uma vontade antiga. Abandonou o seu emprego numa instituição bancária e respondeu ao apelo do mundo empresarial. "Gostava das funções que desempenhava no banco mas sentia que tinha muitas ideias para pôr em prática e o espírito empreendedor era um sentimento constante", explica.

À sua formação e experiência no domínio da gestão juntou o "know-how" de Luís Maia da Silva, médico e especialista em medicina do trabalho. Juntos, e com um investimento de cerca de 112 mil euros, delinearam um projecto que actua na prestação de cuidados de saúde no âmbito da medicina curativa e serviços de Medicina do Trabalho, Higiene e Segurança.

Embora o conceito tivesse força para vingar, a empreendedora garante que o processo nem sempre foi fácil. "A par da burocracia, foi necessário encontrar um vasto leque de profissionais de saúde altamente qualificados e motivados", explica.

Contudo, outros entraves se impuseram. "Embora houvesse um enquadramento legal para a nossa actividade, tivemos de apresentar a saúde preventiva e os seus benefícios de uma forma educativa", elucida. Para Maria Alexandra Mota, ainda é necessário fazer um grande trabalho de divulgação dos benefícios da saúde e segurança laboral junto das empresas portuguesa.

Um trabalho de campo que ainda ocupa parte do trabalho da Naturvita. "Esta questão é sinónimo de realização pessoal e profissional dos trabalhadores e de aumento da competitividade das organizações", defende.

Uma questãode atitude

Cinco anos passados, em nada se arrepende da opção tomada. A Naturvita é, garante, uma empresa com sucesso que em nada foi penalizada pelo facto de se localizar em Ponte de Sor. Para a empreendedora, "é a forma de estar no mercado que faz o sucesso da empresa e não a sua localização".

Hoje, a empresa tem clientes de norte a sul do país. O investimento inicial já foi recuperado e a empresa garante dez postos de trabalho a tempo inteiro e um leque de 30 colaboradores, entre profissionais de saúde e técnicos.

Nos últimos três anos a empresa cresceu, segundo a empreendedora, "a uma média anual de 230% de volume de negócios" e prepara já novos projectos. As novas tecnologias de informação na saúde, higiene alimentar e geriatria assumem-se como possibilidades futuras de negócio.

Na realidade, a equipa tem já em conclusão um projecto para a edificação de um parque residencial para a terceira idade onde, garante, "predominará um conceito inovador que dignifique o idoso e lhe ofereça um serviço de qualidade".

Em estudo está também um novo conceito centrado numa rede de unidades móveis de saúde, completamente equipadas com pessoal médico e de enfermagem, que serão capazes de levar os cuidados médicos mais básicos a áreas do país onde estes actualmente não chegam.

Uma ideia simples, de quem lida diariamente com a questão da interioridade. Pelo conceito simples e simultaneamente inovador, Maria Alexandra Mota garante que "a Naturvita é um alvo apetecível a investidores. Já fomos contactados por vários parceiros e estamos a analisar algumas propostas".

Não voltar as costas ao risco, responder com empenho, iniciativa e determinação ao apelo empresarial e não desistir à primeira dificuldade são para a empreendedora condições fundamentais para quem queira triunfar no mundo dos negócios.




BI empresarial

Nome: NATURVITA, Clínica Médica

Ano de criação: 1998

Sede: Ponte de Sor

Responsáveis: Maria Alexandra Mota, Luís Maia da Silva e Florindo Dias

Área de actuação: Saúde Ocupacional e Higiene e Segurança no Trabalho

Investimento inicial:
112.500 euros

Principais clientes: Empresas e particulares

Postos de Trabalho criados: Dez a tempo inteiro e cerca de 30 colaboradores

Lema: "Saúde Activa"

Objectivos: Sensibilizar as empresas para a necessidade de uma aposta na saúde dos seus trabalhadores e promover o conceito de "saúde preventiva"

Conselhos: O grande trunfo de um negócio é a sua concepção. A ideia pode ser simples, mas o segredo está na forma como a empresa é pensada.





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