Fernanda Pedro
APENAS com oito meses de existência, a newGround,
empresa que actua na área dos serviços em tecnologias de
informação (TI), conta já com a colaboração
de 100 profissionais. Uma empresa de sucesso que conseguiu vencer no mercado
das TI mesmo em tempo de crise.
Um êxito que os jovens empreendedores José Silveira e Ana
Paula Martinho reconhecem como uma aposta clara na redução
dos custos dos seus produtos, tornando-os mais acessíveis para
o mercado.
Assim, a newGround estabeleceu um conjunto de parcerias com empresas
líderes em áreas tecnológicas e de negócio
e decidiu prestar os seus serviços nas áreas de consultoria
e desenvolvimento de sistemas de informação, em infra-estruturas
tecnológicas e na implementação de soluções
à medida.
Tudo começou em Junho de 2003 quando José Silveira, de
33 anos, com uma licenciatura em Matemática Aplicada à
Economia e à Gestão, uma pós-graduação
em Gestão de Seguradoras e Ana Paula Martinho, de 30 anos, com
uma licenciatura em Administração e Gestão de Empresas,
decidiram pôr em prática os conhecimentos adquiridos na
área das TI.
Um "know-how" que os empresários conseguiram adquirir
devido às actividades profissionais exercidas antes da criação
da newGround.
José Silveira trouxe a experiência de consultoria em tecnologias
de informação e na gestão de projectos na área
financeira e Ana Paula Martinho, na consultoria em projectos internacionais
nas áreas de banca e seguros.
Mas foi o ano passado o momento das grandes decisões, "Depois
de observarmos a situação do mercado nos últimos
dois anos, as perspectivas de evolução de carreira conjugadas
com o conhecimento do mercado, decidimos que era o momento de enveredar
por um caminho empresarial", explicam.
Os empreendedores reconhecem que a ideia de negócio foi reforçada
com o apoio de ex-colegas que se juntaram à equipa e com eles
trouxeram o conhecimento das áreas de vendas e de "marketing".
Quando partiram para a criação da empresa, José
Silveira e Ana Paula Martinho, resolveram analisar o mercado, seleccionaram
os produtos-chave, estabeleceram os contactos e parcerias, identificaram
o "know-how" necessário para cada produto e os potenciais
clientes. O investimento inicial foi de 50.000 euros e conseguiram apoios
do Fundo Social Europeu e do FEDER.
Por parceiros, têm empresas como a Netpolis, a ADD, a Docma, a
Softag e a Comunycarse. Como clientes, a newGround conta já na
sua lista com o Arquivo Geral do Exército, a Força Aérea
Portuguesa, a Marinha Portuguesa, o Ministério da Defesa, a Blaupunkt,
a Besleasing, a Docma, a Sofinloc e a Real Companhia de Seguros.
De facto, esta lista de clientes é para estes jovens empresários
o reconhecimento necessário para continuarem o seu trabalho.
Além deste factor, a grande satisfação de José
Silveira e Ana Paula Martinho é a empresa conseguir "ser
auto-sustentável, para além do investimento inicial".
O empreendedor admite ainda que o lançamento do "site"
empresarial antes do final de 2003 foi um passo muito gratificante para
o negócio.
Apesar do sucesso da newGround, Ana Paula Martinho recorda os obstáculos
que tiveram de enfrentar logo no início da aventura empresarial:
"A burocracia na obtenção dos apoios, e a retracção
económica prolongada que nos levou a retardar a realização
das acções de lançamento da empresa no último
trimestre de 2003".
De qualquer forma, a newGround conseguiu implantar-se no mercado e dos
dois trabalhadores a tempo inteiro, que contratou no início,
já aumentou para quatro e possui neste momento a trabalhar para
a empresa cerca de 100 colaboradores a tempo parcial. José Silveira
refere que o seu grande objectivo no momento é captar pessoas
com experiência e capazes de fortalecer a equipa.
B.I. EMPRESARIAL
NOME: newGround, serviços em tecnologias de informação,
Lda
ANO DE CRIAÇÃO: 2003
SEDE: Lisboa
RESPONSÁVEIS: José Silveira e Ana Paula Martinho
ÁREA DE ACTUAÇÃO: Consultoria e Desenvolvimento
de Sistemas de Informação; Infra-estruturas Tecnológicas
e Implementação de Soluções
INVESTIMENTO INICIAL: 50 mil euros
VOLUME DE FACTURAÇÃO ANUAL: 650 mil euros de Junho
de 2003 até Dezembro de 2003
PRINCIPAIS CLIENTES: Arquivo Geral do Exército, Força
Aérea Portuguesa, Marinha Portuguesa, Ministério da Defesa,
Blaupunkt, Besleasing, Docma, Sofinloc e Real Companhia de Seguros