Notícias

Montra de negócios

A 11.ª edição da ExpoFranchising marca presença na FIL
12.05.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus

O FRANCHISING volta a marcar presença na capital do país. A Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, acolhe este fim-de-semana a 11.ª edição da ExpoFranchise. O evento, organizado pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF), dá a conhecer 150 oportunidades de investimento nacionais e internacionais, entre os 15 e os 300 mil euros.

Em 2005, esta modalidade de negócio totalizou uma facturação global na ordem dos 3,3 milhões de euros e ajudou a criar mais de 2700 postos de trabalho efectivos. Números que na opinião de Eduardo Miranda, presidente do IIF, mostram o dinamismo do franchising em território nacional e justificam o investimento crescente que o instituto faz na organização desta feira.

Entre as 150 oportunidades de negócio aqui apresentadas, 32 são novidades em território nacional. «Nesta edição, assistimos a um retorno das empresas na área do comércio, que já não se restringem à moda ou pronto-a-vestir, mas também às farmácias, papelarias, ‘vending', produtos de climatização e restauração», explica o responsável.

Durante três dias, pode estudar as melhores oportunidades de investimento e, quem sabe, trazer para Portugal um dos dez conceitos empresariais representados no certame pela Missão Brasil. Pela segunda vez, a ExpoFrachise recebe esta Missão como resultado de uma parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Franchising e do Governo do Brasil, com o objectivo de apoiar a internacionalização dos franchisings brasileiros.

Para Eduardo Miranda, esta edição tem um forte cariz de internacionalização já que «24% das marcas portuguesas estão já a operar fora do país e 43% pretendem fazê-lo em breve». O perfil dos franchisados também está a mudar. «O franchising é cada vez mais procurado por quadros médios e superiores que pretendem uma segunda fonte de rendimento», refere Eduardo Miranda.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS