Cátia Mateus
A companhia Mondial Assistance decidiu a contrariar o clima de contenção que paira em muitas empresas e está a investir na contratação de 100 novos colaboradores. O processo de recrutamento já teve início e decorre do estabelecimento de três contratos importantes com duas seguradoras e um banco, que representarão cerca de 5 milhões de euros na facturação da empresa.
Operadores de assistência, supervisores, directores e pessoal de «back-office» lideram a lista das novas contratações realizadas pela empresa que começa agora a dispor de instalações na região do grande Porto, uma zona que regista uma das maiores subidas da taxa de desemprego nacional. Com a entrada destes 100 colaboradores, a Mondial Assistance passa a contar com um «staff» de 305 pessoas.
À semelhança do que sucede em todos os processos de recrutamento da empresa - com excepção da admissão de quadros superiores para a qual a Mondial recorre a empresas de Executive Search - as novas contratações são lideradas internamente, através de uma equipa especializada que reporta directamente à Direcção de Recursos Humanos.
O processo é simples e cumpre duas fases distintas: uma primeira entrevista com a direcção de recursos humanos e uma segunda entrevista com a direcção onde o candidato vai ser integrado. Segundo a Mondial Assistance, "esta segunda entrevista poderá ser feita individualmente ou em grupo, dependendo do número de pessoas a recrutar". Fonte da empresa frisa ainda que "regra geral se o número de vagas é de quatro, estas entrevistas serão sempre feitas com o dobro das pessoas que queremos recrutar". A empresa faz saber ainda que "para funções que exigem habilitações superiores, como a licenciatura, entre a realização da primeira entrevista e da segunda, o candidato é sujeito a alguns testes de raciocínio geral (abstracto, concreto, verbal e numérico).
A empresa faz questão de referir que "todos os colaboradores da Mondial Assistance são quadros com contrato". A empresa diz encarar os recursos humanos como a sua principal matéria-prima e reconhece: "precisamos dos melhores para oferecer os melhores produtos e por isso fazemos questão de contratar e fazer progredir as carreiras dos nossos colaboradores".
As vagas disponíveis na Mondial estão normalmente ligadas a funções de apoio a clientes e «telemarketing», integradas em plataformas de «call center». Entre as exigências de perfil a empresa destaca uma formação académica ao nível do 12º ano de escolaridade, "não impomos qualquer limite de idade, mas fazemos uma triagem e avaliação através de uma entrevista não estruturada".