Notícias

ISCTE garante empregabilidade

O Fórum Empresas facilita a colocação dos universitários
08.02.2008


  PARTILHAR



Marisa Antunes

Do total dos 416 finalistas do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), no ano lectivo de 2006-2007, 73% conseguiram emprego na sua área de formação, 22% optaram pelo prosseguimento dos estudos e apenas 5% estavam, à data do estudo, desempregados. No grupo de alunos já inserido no mercado de trabalho, 82,4% obtiveram o lugar desejado ainda antes de terminar a licenciatura, com o apoio da edição anterior do Fórum Empresas.

Estes dados atestam bem o sucesso de iniciativas como o Fórum Empresas ao garantir uma elevada empregabilidade dos alunos. Este ano, a 5ª edição vai realizar-se nos próximos dias 11 a 14 deste mês, uma organização da CRESP — Career Service da ISCTE Business School, que vai contar com a participação de 64 empresas nacionais e estrangeiras de actividades profissionais diversas.

“Os estudos mais recentes sobre os nossos alunos apontam para uma taxa de empregabilidade superior a 70% um mês antes de concluírem a sua licenciatura. O peso que o Fórum Empresas tem neste número é bastante significativo, já que entre 40% a 50% do número total de alunos acabam por ser colocados nas empresas que participam no Fórum, algo que atesta bem a importância deste evento no estabelecimento de relações entre alunos e empresas empregadoras”, sublinha Nádia Leitão, responsável pelo Career Service da ISCTE Business School, que, além da organização do Fórum, complementa a sua acção com o envio do ‘CD de finalistas' para mais de 700 empresas.

Segundo os estudos de empregabilidade mais actualizados, realizados no final do último ano lectivo, as áreas de consultoria e auditoria foram responsáveis pela inserção laboral de metade dos finalistas do ISCTE. A banca e os seguros, o grande consumo, a indústria e as telecomunicações também recrutam alunos da IBS de forma significativa e regular.

A participação das empresas tem vindo a crescer ao longo dos anos, o que reflecte o sucesso da iniciativa, faz questão de salientar a responsável do CRESP. “No primeiro Fórum contámos com 18 empresas inscritas. E nas edições seguintes verificou-se um aumento regular no número de empresas participantes ano após ano. Esta será a 5ª edição do Fórum e contamos com a presença de mais de 60 empresas”.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS