Notícias

Mobilidade aumenta no ensino superior

O convénio assinado vai criar mobilidade no ensino superior
13.01.2006


  PARTILHAR



Fernanda Pedro

A UNIVERSIDADE Nova de Lisboa, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada e os Institutos Politécnicos de Setúbal e de Santarém acabam de assinar um convénio inter-institucional através do qual pretendem criar, na área de Lisboa e Vale do Tejo, uma «região do conhecimento».

Com o intuito de envolver cerca de 25 mil alunos, este convénio tem como finalidade melhorar os recursos físicos e humanos e estabelecer estratégias que promovam a mobilidade e a organização de programas comuns. Para Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que esteve presente na assinatura do convénio, esta iniciativa tem, entre outros objectivos, optimizar a oferta de cursos nos termos da Lei de Bases da Educação, bem como o espírito subjacente à Declaração de Bolonha.

Pretende-se também que esta iniciativa incentive a melhoria da qualificação dos docentes e técnicos das instituições envolvidas. Para os investigadores e professores, o desenvolvimento de estudos de investigação, nomeadamente mestrados e doutoramentos, é uma prioridade. Só assim se conseguirá de forma progressiva atingir, em cada instituição, os indicadores referenciados em «benchmarkings» europeus de formação, investigação e inovação.

Por outro lado, com este convénio as instituições de ensino superior querem optimizar a oferta de cursos, bem como contribuir para a criação, desenvolvimento e dinamização de estruturas institucionais comuns que visem a criação de um espírito inovador e empresarial assente no binómio ciência-gestão.

Segundo os responsáveis das quatro instituições envolvidas, este convénio é uma peça fundamental para a comunidade, pois será um veículo de transmissão e difusão da cultura humanista, científica, tecnológica e artística. Como tal pretendem, através da articulação da docência, da investigação e da prestação de serviços especializados, participar no desenvolvimento económico, social e cultural, de forma a contribuir para potenciar a qualificação da população activa.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


FACILITIES MANAGER

Michael Page Portugal

HR ANALYST

Michael Page Portugal