Notícias

Minho avalia formação

03.11.2006


  PARTILHAR



Maribela Freitas
Os alunos que passaram pelo curso de engenharia mecânica da Universidade do Minho (UM) nos últimos onze anos, avaliam (na sua maioria) positivamente a sua formação, estando satisfeitos com as saídas profissionais do curso, o seu nível de exigência e a duração do estágio realizado.

Estes resultados foram obtidos através de um estudo realizado recentemente pelo departamento de engenharia mecânica, em colaboração com o departamento de desenvolvimento curricular e tecnologia da UM, sobre a visão dos licenciados/formados nesta área em relação à sua formação inicial, transição para o mundo do trabalho e perspectivas de desenvolvimento profissional.

O estudo englobou perguntas abertas e fechadas e foi organizado para dar resposta a três questões centrais: como os licenciados em engenharia mecânica pela UM nos últimos onze anos avaliam a sua formação inicial (abordando vários parâmetros); de que modo se processou a sua transição para o mundo profissional e que formação gostariam de frequentar no futuro. Uma primeira análise dos resultados permite concluir que os ex-alunos estão também satisfeitos quanto à sua adaptação à UM, o relacionamento entre os colegas e integração no curso.

Mais de 90% dos inquiridos conseguiu emprego após o estágio, mais de 70% trabalham na área que pretendiam e cerca de 80% estão a desenvolver trabalho directamente relacionado com a área da sua licenciatura. Os ex-alunos, apontam ainda, embora com percentagem menos elevada do que nos pontos anteriores, a insatisfação em relação ao acesso, durante o curso, a actividades laborais (42,2%) e no apoio da UM na procura do primeiro emprego (38,4%).

A maioria das respostas obtidas demonstra que para os ex-alunos e em 79,5% dos casos, a licenciatura em engenharia mecânica correspondeu às suas expectativas, destacando a boa preparação para o mundo do trabalho, a sua abrangência, a componente prática e organização curricular e o bom profissionalismo docente.

Quanto a sugestões de aspectos a melhorar, apontam como prioritários: a actualização permanente em termos científicos das matérias relativamente à actividade industrial; a necessidade de uma maior vertente prática desde os primeiros anos do curso; a existência de estágios de curta duração em empresas durante a licenciatura e uma maior articulação entre a universidade e o mundo do trabalho. No futuro e quanto a formação pós-licenciatura, querem frequentar preferencialmente cursos de pós-graduação na área de gestão.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS