Notícias

Mercado procura gestores e financeiros

Mercado procura gestores e financeiros

As empresas nacionais estão a fortalecer-se para conquistar novos mercados contratando gestores e financeiros. De acordo com a análise às ofertas publicadas no Expresso Emprego, no último mês, estes profissionais estão em alta no que toca a oportunidades de emprego.
05.08.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A economia dita as regras e um espelho disto são os resultados da última análise às ofertas publicadas pelo universo Expresso Emprego - caderno impresso e site - durante o mês de julho. Contrariando a adversidade que o país atravessa, as empresas parecem estar decididas a reforçar as suas estruturas e prepararem-se, com profissionais qualificados, para conquistar outros mercados. E no que toca ao investimento em novas contratações, a prioridade vai para áreas-chave: marketing e vendas, mas também gestão e finanças. Na verdade, se os perfis ligados à atividade comercial têm mantido a dianteira nas ofertas de emprego desde o início do ano, os últimos meses revelam uma tendência que ganha cada vez mais consolidação. Portugal precisa de gestores e financeiros.

No último mês o universo Expresso Emprego elevou a fasquia das ofertas publicadas totalizando 682 anúncios para perfis diferenciados, mais 144 oportunidades de emprego do que as divulgadas em junho. A dinâmica contrasta com o habitual desinvestimento das empresas na contratação durante a dita silly season, mas traduz aquilo que é já uma realidade inquestionável: as empresas portuguesas estão a abrir-se a novos mercados e a reforçar as suas estruturas para combater, por outras vias, a conjuntura adversa que se vive em território nacional.

São cada vez mais as oportunidades de emprego além-fronteiras divulgadas pelas empresas nacionais. E nesta investida fora de portas, há perfis que ganharam uma nova dinâmica em matérias de oportunidades de emprego. É o caso dos gestores, que reuniram em julho 89 oportunidades de emprego, os engenheiros (78 vagas), os especialistas em informática e internet (70 vagas) e os financeiros, com 63 vagas.

Uma análise setorial permite afirmar que a indústria, construção civil e têxteis continua a ser responsável pela maioria das contratações logo seguida pelos setores do comércio e serviços, telecomunicações, tecnologias e internet e, saúde. A área da Higiene & Segurança foi a que menos contribuiu em julho para a criação de novos empregos e entre os profissionais com menos oportunidades de encontrar uma nova ocupação estão os tradutores e intérpretes, gestores de projeto, jornalistas, web designers, administrativos e engenheiros do ambiente, que registaram apenas uma oferta cada durante um mês.

A crescer está o número de utilizadores registados no site www.expressoemprego.pt, que totaliza já os 360937, com 300.134 currículos registados. A maioria destes utilizadores possui qualificação a nível da licenciatura e mestrado (217.882) e pertence ao sexo feminino (188525), numa faixa etária dos 31 aos 40 anos.

Quem está a recrutar mais*

Apesar da conturbada conjuntura nacional, o mês de julho ficou marcado por uma tímida recuperação da dinâmica do mercado de trabalho nacional. À luz dos dados resultantes da análise mensal do universo Expresso Emprego (caderno e site), o último mês gerou mais 144 ofertas de emprego do que em junho. A indústria, construção civil e têxteis é o setor que lidera a maioria das ofertas publicadas num mês em que o health clube Virgin Active foi o líder na divulgação de novas oportunidades aos profissionais ligados à saúde e bem-estar.

1º Virgin Active
2º Tecnoplano – Tecnologia e Planeamento SA
3º Smile.Up
4º ISQ
5º ERA
6º Nokia Siemens Networks
7º Bosch Car Multimedia Portugal SA
8 º Leroy Merlin
9 º Schnellecke Portugal
10º Decathlon

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Alemanha quer técnicos portugueses

Alemanha quer técnicos portugueses


A Câmara de Comércio Alemã para Espanha (AHK) recrutou no último mês vários técnicos qualificados do país vizinho para trabalhar no mercado alemão. Mas os serviços públicos de emprego alemães, em cola...

Optimus recruta o seguidor mais criativo no Facebook

Optimus recruta o seguidor mais criativo no Facebook


Já ninguém duvida do poder das redes sociais enquanto mobilizadores das massas, mas algumas empresas estão a investir forte para tirar o melhor partido deste imenso potencial. A Optimus é disso um exe...


"As experiências por que passamos formam-nos"


Aos 36 anos de idade Victor Sebastião é responsável pelos recursos humanos da Servilusa, uma empresa do ramo funerário. Antes de chegar aqui passou por diversas experi&ecir...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS