Notícias

Mercado global inspira empreendedores portugueses

Mercado global inspira empreendedores portugueses

O edifício da Alfândega do Porto volta a receber na próxima semana a Feira do Empreendedor. O evento de promoção ao empreendedorismo que já soma 17 edições, arranca a 27 de novembro e vai este ano hastear a bandeira da internacionalização.

23.11.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Born Global é o lema da edição 2014 da Feira do empreendedor, o mais antigo certame nacional de promoção do empreendedorismo, promovido anualmente pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), numa receita que José Fontes, coordenador do evento, descreve como “de sucesso”. Muito orientado para promoção e apoio a projetos de empreendedorismo qualificado, o certame voltará a reunir na cidade invicta (Porto) um conjunto de players de relevo que durante três dias prometem dar um novo impulso a ideias nacionais mas com forte ambição global.

Uma exposição multissetorial com 110 empresas, quatro salões temáticos – “Oportunidades e Franchising”, “Apoio à Criação e Gestão de Empresas”, “Multissectorial” e “High Tech/ High Biz” – e um vasto conjunto de iniciativas paralelas, onde se destacam workshops, conferências, sessões com investidores e ainda uma ação internacional do programa global de aceleração Pioneers Unplugged, compõem a agenda da 17ª edição da Feira do Empreendedor. No programa deste ano José Fontes destaca também o ciclo de 26 conferências práticas centradas na identificação, esclarecimento e desenvolvimento de competências de quadros, gestores e empresários, a aposta no desenvolvimento do intraempreendedorismo como forma de reinserção profissional e progressão na carreira, as sessões Invest que “procuram capital para projetos de investimento superior a 100 mil euros”, a estreia da plataforma Pioneers Unppluged no Porto e o esclarecimento sobre as novas modalidades de financiamento e o programa Horizonte 2020. Segundo o coordenador do evento, “a Feira do empreendedor prossegue este ano com a aposta que tem vindo a efetuar na iniciativa empresarial baseada no conhecimento e voltada para a criação de valor acrescentado a partir de uma forte aposta na inovação e internacionalização, facto que a torna numa mostra de empreendedorismo diferenciador e competitivo”.

Segundo o modelo habitual de organização que reconstrói no edifício da Alfândega do Porto uma “cidade empresarial”, a Feira do Empreendedor dividirá por “ruas e praças” as diferentes soluções, instrumentos, produtos e serviços orientados para o exercício empresarial, a promoção do empreendedorismo, o apoio ao emprego e à qualificação profissional. Segundo a entidade organizadora, “o espaço de exposição favorece a disponibilização de uma bem estruturada rede de oportunidades de negócio, com múltiplas potencialidades de transferência de valor para o universo das empresas, nos mais diversos estágios de desenvolvimento (conceção da ideia, criação ou expansão do negócio)”. Pioneira no formato de evento dedicado à criação de empresas jovens e inovadoras em Portugal, “a Feira do Empreendedor afirma-se também, cada vez mais, enquanto núcleo agregador de um programa alargado de iniciativas, que vai muito além da reunião de mais de uma centena de expositores, mobilizando atuais e potenciais empresários para ações complementares, dinamizadas por consultores, formadores especializados, gurus, investidores, entre muitos outros especialistas e representantes institucionais”, explica José Fontes.

Aceleração e Internacionalização
Entre as 29 iniciativas que integram o programa complementar da Feira do empreendedor, a ANJE realça os quatro eventos internacionais que estão previstos. Orientada para a temática da internacionalização, a edição deste ano integra o international business show Pioneers Unppluged (a 28 de novembro), os seminários Think Global (nos dias 28 e 29 de novembro),  conferência internacional Coaching for Global Business (dia 29 de novembro) – reunindo oradores de diversas nacionalidades que darão a conhecer o coaching como ferramenta intercultural capaz de potenciar negócios além-fronteiras -, o seminário “Born to be a Global Brand” (também a 29 de novembro) e a Porto International Franchise Conference (na mesma data).

A renovação empresarial e o investimento são também apostas do evento que terá em permanência no edifício da Alfândega o apoio consultivo da Loja do Empreendedor, o balcão da ANJE que suporta a criação e gestão de empresas. Em paralelo, o jantar de networking Negócios à Mesa e as sessões Inov e Invest, são também pontos de paragem obrigatórios para quem quer criar ou impulsionar o seu projeto empresarial. “A Feira do Empreendedor empenhou-se no estímulo à transferência de valor entre gerações, contemplando na agenda do dia 28 de novembro, a apresentação do Programa AEP de Sucessão nas Empresas, na qual se pretende abordar a passagem de testemunho nos projetos familiares, através de um grupo dedicado à partilha de informação e experiências no que concerne a processos sucessórios”, destaca ainda José Fontes. A Feira do Empreendedor soma 17 edições e resulta de uma iniciativa da ANJE, através do projeto Academia dos Empreendedores que conta com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional. A participação é gratuita, mas está sujeita a um donativo solidário destinado a apoiar projetos de cariz social.



OUTRAS NOTÍCIAS
Contratar e crescer contra a corrente

Contratar e crescer contra a corrente


As dificuldades motivam-no a fazer melhor e, na verdade, o contexto em que atualmente Pedro Nunes exerce a sua função é a prova disso. O gestor lidera os recursos humanos da farma...

Talento: como se deteta a excelência

Talento: como se deteta a excelência


A chave é encontrar pessoas que não pensam como você, que podem preencher as suas lacunas e limitações e compensar suas fraquezas. Esta é para Jeff DeGraff, o ...

Profissões com 'prazo de validade'

Profissões com 'prazo de validade'


Em dez anos, algumas das profissões que conhece poderão já não existir. Tal como já sucedeu no passado, a evolução tecnológica continuará...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS