Assume-se como um canal digital de interação, partilha de conhecimentos e experiências exclusivamente dedicado à classe médica e os seus mentores - a empresa portuguesa JRS Pharmarketing e a multinacional ims health – garantem que “o MyBubble é a primeira rede online profissional e social portuguesa exclusiva para médicos de Portugal”. A esta plataforma só se acede por convite e lá dentro está um mundo de possibilidades organizado em três dimensões distintas: Bubble Work, Bubble Budies e Bubble Gum.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2009 mas só agora foi publicamente apresentado e entrou em funcionamento. “A ideia de criar o MyBubble surge a partir de uma análise ao mercado onde se comprovou a inexistência de ferramentas adequadas que permitissem aos médicos trocarem experiências e manterem o contacto com os seus pares”, explica Rui Belona, e-business director da empresa de consultoria especializada em saúde e marketing farmacêutico JRS, uma das promotoras da nova plataforma. Segundo o responsável, “a diversidade de fontes de informação torna difícil o acompanhamento por parte dos médicos, que têm cada vez menos tempo para essa atividade”. É neste contexto que surge a nova plataforma que é uma rede social, mas mais que isso um instrumento de partilha de experiências entre a comunidade médica, com o intuito de garantir aos profissionais de saúde um ponto único de acesso a informação relevante.
A partir do MyBubble, os médicos registados na Ordem dos Médicos, que sejam convidados a integrar a rede, podem criar o seu perfil que é composto por várias informações que lhe permitirão tirar o melhor partido desta plataforma. “O médico terá, por exemplo, de definir a sua especialidade podendo selecionar duas especialidades no máximo, e um hobby principal. A partir dai poderá começar a utilizar a plataforma e a sua área irá refletir as suas escolhas em termos de perfil e da informação a que terá acesso”, explica Rui Belona.
Inicialmente esta plataforma integra já médicos fundadores, designados por Founders, que terão a hipótese de convidar dez médicos à sua escolha, que por sua vez convidarão outros dez, e assim sucessivamente.
Uma vez membro desta plataforma, o médico poderá aceder a informação personalizada sobre os seus temas de interesse em áreas como a informação profissional, contactos e redes sociais, hobbies e interesses lúdicos. O MyBubble organiza-se em três dimensões distintas. O “Bubble Work” tem uma abordagem profissional e permite aos membros acederem a bibliotecas científicas e médicas onde podem consultar conteúdos técnicos de várias entidades, artigos, estudos, casos clínicos, notícias e calendários de eventos na área da saúde. A partir daqui é possível também debater com colegas em fóruns próprios.
O “Bubble Budies” funciona como uma rede social com wall, rede de contactos, grupos profissionais ou de lazer, atividades, blog e chat e no “Bubble Gum” é possível aceder a uma loja onde através da troca de pontos adquiridos pela participação em diversos questionários é possível aceder a alguns serviços disponíveis na plataforma, como a aquisição de templates de power point, apresentações personalizadas ou contribuir para entidades de solidariedade social.
Mas, como refere o diretor de e-business da JRS, “o MyBubble não é dirigido apenas ao médico individual. O projeto foi concebido tendo em mente grupos organizados de médicos que podem ser hospitais, sociedades científicas, grupos de estudo, entre outros, assumindo a dificuldade inerente de gerir a informação e a comunicação entre os membros desses grupos”.
A grande missão desta plataforma é promover a troca de experiências e a partilha de conhecimento, assumindo estas vertentes como impulsionadoras da ciência. Rui Belona adianta que a plataforma irá procurar captar profissionais nas mais diversas áreas, de modo a apresentar conteúdos cada vez mais relevantes para os seus utilizadores e enfatiza que “o futuro e utilidade do MyBubble está nos médicos e parceiros, que são essenciais para fazer crescer a rede”.