Diogo Archer
A Zero a Oito resolveu colocar as crianças
no centro do seu 'corre business'. Um negócio
em crescimento
QUANDO Maria Morais Leitão se formou em Biologia na Faculdade
de Ciências de Lisboa nunca imaginou ligar-se ao mundo do marketing.
"Sabia medir e distinguir peixes, mas de marketing pouco ou
nada sabia", conta.
Foi através de um convite feito pela TVI para se ocupar da exploração
da marca "Batatoon" que a empresária resolveu abrir
a sua agência "Zero a Oito". O investimento na área
do marketing infantil apenas surgiu após uma cuidadosa análise
do mercado. De acordo com a directora da agência, o segmento encontrava-se
"pouco explorado e com grande potencial de crescimento",
abrindo boas perspectivas de negócio.
Segundo Maria Morais Leitão, a alteração das estruturas
actuais da família, nomeadamente a importância crescente
das crianças no seu seio tem tido repercussões no mercado
infantil. Existe hoje uma aposta por parte dos clientes da "Zero
a Oito" em "falar com os pais através das crianças",
fazendo delas interlocutoras para fazer passar a mensagem publicitária.
Esta aposta na mobilização das crianças é
mais significativa nas publicações infantis da agência,
dada a "falta de preparação académica dos
adultos e consequente dificuldade de percepção do que
lêem".
A sua empresa efectua serviços de marketing dirigidos às
crianças. "Fazemos a diferença pela qualidade
dos produtos oferecidos e introduzindo sempre que possível uma
vertente educacional e pedagógica: se assim não fosse
as crianças pura e simplesmente não lhes prestariam atenção,
seria apenas mais um", explica a empresária.
Faceta determinante da empresa é a composição original
da sua task-force: 10 mulheres, provenientes de diversos ramos de actividade,
incluindo comerciais, especialistas de marketing, professoras e educadoras
de infância. O objectivo desta combinação foi criar
uma complementaridade de conhecimentos sobre o seu público alvo,
nomeadamente as crianças.
Igualmente relevante é a política da empresa no que diz
respeito aos seus colaboradores, fazendo-os sentir como parte da empresa
em que trabalham e apoiando-os na saúde dos seus filhos, já
que a sua maioria são mães.
Noutro plano, Maria Morais Leitão salienta a importância
do espírito empreendedor no início e crescimento da "Zero
a Oito", que a levou a organizar, por exemplo, a produção
do maior salame do mundo. Oficializado pelo "Guinness Book Of Records"
ocorreu num evento comemorativo dos 75 anos das margarinas Vaqueiro.
Lançar o projecto
Foi com um MBA tirado na Universidade Nova de Lisboa que a bióloga
teve as suas primeiras lições sobre a matéria que
actualmente ocupa a sua vida: o marketing. A experiência prática
adquiriu-a após uma carreira de oito anos na multinacional Lever,
onde permaneceu até o nascimento do segundo filho. Como refere
a responsável,"o passo seguinte no meu percurso profissional
seria a liderança de um projecto próprio", que
teve início com o convite da TVI.
Presentemente as actividades da agência encontram-se divididas
entre a produção de revistas infantis e a realização
de eventos, encontrando-se entre os seus maiores clientes o grupo Sonae,
a TVI com o merchandising da marca "Batatoon", a Pescanova,
a Lever-Iglo e a Nestlé.Os bons resultados conseguidos nestes
cinco anos de vida têm justificando a sua permanência no
segmento, mesmo com a crise do mercado publicitário.