Notícias

Leiria premeia empresários

21.11.2003


  PARTILHAR





Cátia Mateus

A DELEGAÇÃO de Leiria da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) volta a distinguir a iniciativa empresarial na região com a edição 2003 do prémio Inova Leiria.


Em quatro categorias, a associação reconheceu o mérito local em matéria de empreendedorismor. Ambiente, Investigação e Desenvolvimento, Ideia Inovadora e Jovem Empresário foram os parâmetros que nortearam a selecção dos candidatos.

O objectivo, à semelhança da edição anterior, foi "promover, apoiar e premiar o espírito empreendedor e inovador dos jovens empresários de Leiria", explica Patrícia Leirião, presidente daquela delegação da ANJE.

Perante uma audiência de várias centenas de convidados, "empreender" foi a palavra de ordem e a entrega dos prémios mostrou o desafio que é enfrentar a vida empresarial. Na categoria de Ideia Inovadora "falou mais alto" o projecto de Joel Marques da Silva, "Família na Net".

A grande meta é "aproximar os pais do desenvolvimento dos seus filhos quando estes estão no jardim-escola, tendo como suporte as novas tecnologias de informação", explica o empreendedor.

Criador do projecto mais inovador a concurso, Joel Marques salientou a importância de apoiar os jovens empresários no sentido de apostarem na inovação nos seus projectos. Para o empreendedor, "é urgente fomentar a inovação sob pena de não conseguirmos empreender novas ideias no tecido empresarial português".

Em matéria de Investigação & Desenvolvimento, o projecto distinguido foi a Janela Digital, uma empresa das Caldas da Rainha que hoje integra o universo empresarial da Portugal Telecom.

Ecologia recolhe distinção no Inova

Na categoria de Ambiente destacou-se a Donatos uma empresa especializada no comércio de madeiras. E foi em defesa do ambiente que o empreendedor David Ferreira salientou a importância dos empresários portugueses desenvolverem e implementarem políticas de preservação ambiental.

A representar a nova geração de empreendedores e também a antiga, a delegação de Leiria da ANJE atribuiu também os prémios Jovem Empresário do Ano e Carreira. O primeiro destaca o sangue novo no mundo empresarial leiriense, o segundo destaca o contributo de quem há muito é empresário.

Coube a Cristóvão Melro o mérito de ser eleito o Jovem Empresário do Ano, com o seu projecto empresarial Tectend. O prémio Carreira foi atribuído a Adelino Duarte da Mota. Aos 72 anos o empresário lidera um grupo de empresas cuja facturação ultrapassa os 50 milhões de euros anuais e dá emprego a 400 funcionários.

Patrícia Leirião salienta que "o Inova Leiria não é um fim em sim mesmo, mas antes uma homenagem a todos os jovens que, com a sua capacidade empreendedora, vão enriquecendo o tecido empresarial nacional". A responsável promete para o ano voltar a distinguir as boas iniciativas empresariais da região.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS