Notícias

Juventude domina gestão

O mundo dos negócios em Portugal está cada vez mais jovem
03.03.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus
OS EXECUTIVOS portugueses são mais jovens do que os seus congéneres internacionais. Um estudo realizado pela Jason Associates, empresa de consultoria em recursos humanos, revela o perfil dos principais gestores portugueses e conclui que estes são em média cinco anos mais jovens do que os executivos americanos.


Neste estudo, a Jason Associates analisou as 20 empresas cotadas no índice PSI-20 e comparou os resultados com um estudo idêntico realizado pela Spencer Stuart Internacional sobre o perfil dos CEO das S&P 500, um índice americano. Entre os dados mais curiosos apurados pela empresa, merece destaque o facto de, pela primeira vez na história do índice, existir um CEO estrangeiro e nenhuma mulher executiva.

Para os responsáveis da Jason Associates, estes resultados evidenciam uma mudança geracional no panorama das empresas portuguesas. A idade média apurada dos CEO do PSI-20 é de 50 anos, quando as idades dos executivos do S&P 500 rondam os 55 anos. Segundo o estudo, «esta mudança parece ser um facto positivo, que sustenta a maior relevância das competências individuais em detrimento da experiência adquirida».

Por outro lado, em termos de formação, o panorama que impera nos executivos das empresas do PSI-20 aponta para uma pouca diversidade. Cerca de 40% dos CEO são licenciados em Engenharia, aparecendo em segundo lugar as Ciências Económicas e em terceiro a Gestão, com 15 pontos percentuais.

A Jason Associates destaca ainda o facto de 55% dos executivos possuírem uma formação extralicenciatura. Estes dados serão analisados a 7 de Março, num evento denominado «Taking Off as CEO», promovido pela Jason Associates.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS