Notícias

IST reforça presença no Taguspark

29.10.2004


  PARTILHAR




Cátia Mateus

O MINISTÉRIO da Ciência, Inovação e do Ensino Superior (MCIES) vai investir em força no fomento ao ensino, investigação e apoio ao tecido empresarial nos domínios da tecnologia. Como resultado de um protocolo celebrado com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e o Instituto Superior Técnico (IST), até 2010 o Estado investirá 14 milhões de euros naquele instituto. O montante será canalizado não só para a melhoria das condições estruturais do IST, mas também para a ampliação do campus do TagusPark (em Oeiras), com a construção de novos blocos, uma cantina e residência estudantil. O objectivo é promover a indústria da inovação e tecnologia e também estreitar o relacionamento entre o instituto e o tecido empresarial, em áreas fundamentais para o futuro do país.

Até 2010, o IST ganhará mais 7518 m2 de espaço de ensino no TagusPark, uma cantina, uma residência com capacidade para 100 camas e verá recuperados os pavilhões de Química e Minas que detém no campus da Alameda. Uma intervenção só possível devido a este protocolo, que prevê ainda o equipamento, beneficiação das bibliotecas e laboratórios existentes nos dois campus académicos.

Apesar de acolher menos alunos do que as instalações da Alameda, a maior fatia dos 14 milhões de euros é aplicada no TagusPark, reconhecido como sendo um parque de Ciência e Tecnologia de elevada qualidade, estruturado para integrar empresas, universidades e organismos de investigação.

Para o IST não restam dúvidas de que «as escolas de engenharia devem desenvolver esforços para melhorar a situação nacional ao nível da formação e investigação em tecnologias avançadas». É nesta estratégia que se insere o investimento neste campus. No TagusPark trabalham actualmente cerca de 4500 pessoas em mais de 100 empresas de elevado nível tecnológico e com trabalhadores de formação superior nas áreas da Ciência e Tecnologia.

As metas do contrato apontam ainda para um aumento das vagas. Em 2010 a instituição deverá totalizar cerca de 10 mil alunos, nos vários cursos que ministra. O IST tem já algumas licenciaturas a funcionar no local, totalizando um frequência de 700 alunos neste campus. De acordo com o IST, «a actividade do Campus do TagusPark situa-se nas áreas com maior influência na sociedade, como a informática, as redes de comunicação e a gestão industrial». Razões para que o instituto considere fundamental uma aposta na ligação às empresas seja ao nível da investigação e desenvolvimento (I&D); ensino graduado e pós-graduado; formação contínua ou da produção de informação técnico/científica rigorosa.

 

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal

CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal