Notícias

ISPA avança com novas acções de formação

01.08.2003


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

O DEPARTAMENTO de Formação Permanente (DFP) do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) irá desenvolver em Setembro e Outubro novas acções de formação.

Além das que já vem ministrando nesta instituição há cerca de oito anos, o DFP acaba de lançar mais quatro cursos, o de avaliação de desempenho, comunicar em público, imagem corporal, obesidade e comportamento alimentar e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Segundo José Carvalho Teixeira, director do DFP, o ISPA - uma das primeiras instituições de ensino superior a apostar na formação contínua -, todos os anos este departamento realiza 20% de novos cursos. "Fazemos um estudo de mercado e verificamos em que áreas é necessário centralizar a formação", explica este responsável.

Além do leque de oferta, a inovação dos cursos é uma das prioridades deste departamento. Um exemplo disso, é a acção a realizar em público em Beja.

"Vamos ter um formador de expressão corporal. O acto de comunicar vai muito para além da oralidade, passa também pela expressão gestual. Nesse sentido, vamos ter um actor a dar essa formação", explica o responsável.

No curso de imagem corporal, obesidade e comportamento alimentar, a formação é dada com o apoio da equipa do núcleo de endocrinologia da Faculdade de Medicina de Lisboa e coordenada pelo doutor Alberto Galvão Telles, endocrinologista do Hospital de Santa Maria.

Também a acção de formação respeitante ao abuso sexual de crianças e adolescentes pretende abordar um tema que hoje, "infelizmente está a dominar a opinião pública e por esse motivo é necessário dar formação às pessoas que lidam de perto com este fenómeno", salienta o director.

Para Dezembro estão igualmente agendados novos cursos, "Em Lisboa, um está direccionado para a consulta psicológica com adolescentes, famílias problemáticas e em Beja será sobre o tema 'tentativas de suicídio'", conclui aquele responsável.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS