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ISLA aproxima alunos do mercado laboral

Chama-se Active Job Program e partir de setembro é obrigatório para todas as licenciaturas do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) - Campus Lisboa. O programa quer desenvolver nos estudantes competências que são determinantes para triunfar no mercado de trabalho.
30.08.2012 | Por Cátia Mateus


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Garantir a empregabilidade dos seus alunos é o objetivo-mor do novo Active Job Program do ISLA Campus Lisboa. Mas as metas da instituição que integra o grupo Laureate International Universities não se ficam por aqui. Numa altura em que o mercado de trabalho é global e a formação é apenas uma parte dos cada vez mais rigorosos critérios de seleção que conduzem os candidatos às empresas, a instituição quer não só ajudar os alunos a entrarem no mercado de trabalho, mas a triunfarem nele também. O programa arranca já no letivo de 2012-2013 e é obrigatório para todas as licenciaturas do ISLA Campus Lisboa. Do Marketing à Gestão, passando pela Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica, Informática de Gestão, Gestão Hoteleira, Sistemas de Informação, Web e Multimédia, Secretariado e Comunicação Empresial, Turismo ou qualquer outra das licenciaturas da instituição, todos os anos vão passar por este programa de formação complementar cujo enfoque está no mercado de trabalho. Trata-se, segundo a instituição de “permitir aos estudantes desenvolverem competências essenciais para entrar no mercado de trabalho”, mas também para se diferenciarem entre os concorrentes. O Active Job Program é composto por seis módulos que serão ministrados ao longo de três anos, incidindo sobre temas como o mercado de trabalho, a procura de emprego, o auto-conhecimento, protocolo empresarial, currículo, cartas de apresentação e simulação de entrevistas. Garante o ISLA que “o objetivo é fornecer aos estudantes competências essenciais para entrar no mercado de trabalho”. Numa altura em que o desemprego entre os jovens é motivo para preocupação e surge agravado por cenários de precariedade laboral e baixos salários, o novo programa do ISLA, insere-se segundo a instituição num vasto conjunto de iniciativas que já desenvolve e que “pretende formar profissionais globais, com competências para desempenhar a sua atividade em qualquer parte do mundo, facilitando a sua inserção num mercado cada vez mais internacional e competitivo”, faz saber a instituição. Além da conceção de programas académicos orientados para a empregabilidade e necessidade real das empresas - que incluem a ligação estreita entre a instituição, as empresas, centros de investigação e outras instituições de relevo no cenário nacional -, a escola recebe com regularidade empresários e empregadores em seminários que têm vindo a captar o interesse de um número cada vez maior de estudantes. No último ano letivo, mais de 30 empresas passaram pelo campus do ISLA em Lisboa ao abrigo do seu programa iFuture. Portugal Telecom, EDP, PwC, Jerónimo Martins, Ernst & Young, KPMG, Grupo Pestana, Grupo Vila Galé, RTP, Grupo Accor, BAR, Merck Sharp Dohme, CGD, HP e Novabase são presenças habituais neste contacto direto com a comunidade académica que o ISLA quer fomentar cada vez mais.


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