Notícias

Engenheiros portugueses entre os mais procurados

Engenheiros portugueses entre os mais procurados

A engenharia continua a manter a dinâmica nas contratações, sobretudo para o mercado internacional.
30.08.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Agosto fica marcado por uma nova subida na taxa de desemprego nacional que se situa já nos 15%, segundo os dados no instituto Nacional de Estatística relativos ao segundo trimestre do ano. Mas apesar do cenário, há sectores que parecem manter o dinamismo nas contratações, desafiando o cenário de adversidade económica nacional. No último mês, o universo Expresso Emprego (versão impressa e sítio online) divulgou 316 ofertas de emprego para território nacional e também para o estrangeiro. À semelhança do que vem acontecendo, a engenharia, as tecnologias e o marketing e vendas mantém a liderança no top dos que mais recrutam através do Expresso Emprego.
A caraterística quebra de ofertas na silly season marcou presença em agosto, com 316 ofertas de emprego divulgadas. Os engenheiros estão na liderança das oportunidades geradas. Uma posição cimentada sobretudo pelas ofertas de recrutamento internacional para países como Angola, Noruega, Alemanha ou até Brasil. Dentro desta área de formação, saem sobretudo beneficiados os engenheiros informáticos e os ligados às tecnologias de informação, onde a dinâmica do recrutamento é tanto nacional como internacional. Nas engenharias, há também a registar oportunidades para a área das engenharia renováveis, agronomia engenharia química e civil, esta última quase exclusivamente no mercado internacional.
Mas há outras áreas onde os profissionais gozam de oportunidades regulares. A Banca, Seguros e área financeira continuam a figurar entre os que mais recrutam, a par com o marketing e vendas, onde merece destaque um forte incremento no número de ofertas divulgadas para recrutar diretores comerciais, de vendas e de expansão, bem como vendedores. As tecnologias de informação, a saúde, a gestão e a consultoria figuram também nesta lista.
Numa análise setorial, os dados do Expresso Emprego, recolhidos a partir do número de ofertas divulgadas na versão impressa e site, demonstram que a saúde é o sector que mais oportunidades gera em termos globais, logo seguida pela construção e indústria, as tecnologias de informação, o comércio, franchising e vendas e a energia e ambiente. Entre as áreas menos dinâmicas em matéria de novas contratações estão o ramo automóvel, a higiene e segurança, o retalho, a arquitetura e design e o sector público.
A merecer ainda destaque no balanço do último mês está a evolução clara do sector da formação que não só tem crescido no número de cursos anunciados no Expresso Emprego, como também no número de anúncios publicados para recrutamento de profissionais da área. Com um público maioritariamente centrado na faixa dos 31 aos 40 anos, licenciado ou a frequentar formação superior, o Expresso Emprego registou no último mês 35.697 candidaturas às ofertas divulgadas.

Quem recruta mais*

No último mês a dinâmica das novas contratações foi agravada pelo tradicional período de férias. Com uma quebra nas ofertas de emprego divulgadas face ao mês anterior, agosto conseguiu, ainda assim, manter proximidade as oportunidades divulgadas no mês anterior. Engenharias, tecnologias de informação, saúde, marketing e finanças continuam a ser as áreas que geram maior número de oportunidades para os trabalhadores portugueses, seja em empresas nacionais ou internacionais. Conheça o top dos recrutadores deste mês.



1º FCT
2º Bergenergia
3º Citrix
4º Degetel
5º MetLife
6º SOCFINCO FR
7º Pestana Hotels & Resorts
8º Sotheby’s International Realty
9º Teleperformance
10º Holmes Place


*

Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.


OUTRAS NOTÍCIAS
Cursos formam para a banca

Cursos formam para a banca


Trata-se de um conjunto de unidades formativas para quem quer aumentar conhecimentos neste setor e tem como público-alvo adultos, empregados ou desempregados que possuam no mínimo o nono ano de escola...

Gatewit quer recrutar estagiários e novos quadros para a sua estrutura

Gatewit quer recrutar estagiários e novos quadros para a sua estrutura


Na mira da empresa estão recém-licenciados em áreas tão diversas como as tecnologias de informação, marketing e recursos humanos. Mas a Gatewit está também a recrutar profissionais mais seniores para ...

Novo hospital cria 50 empregos no Algarve

Novo hospital cria 50 empregos no Algarve


O grupo privado HPP Saúde inaugurou esta semana a sua mais recente unidade hospitalar em Albufeira, no Algarve. O novo hospital tem capacidade para 95 mil consultas, 6.300 cirurgias e 7600 diárias por...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS