Notícias

ISCTE lança mestrado em marketing desportivo

05.08.2005


  PARTILHAR




Marisa Antunes

QUALQUER evento desportivo, seja um jogo de futebol, um torneio de ténis ou uma prova hípica, tem subjacente uma rede complexa de actividades, que vão desde a gestão da carreira dos desportistas até a angariação de patrocínios ou à venda de bilhetes, passando pelo «merchandising» do evento. O elo de ligação de todas estas actividades assenta no «marketing», cuja especialização académica na vertente desportiva está ainda a dar os primeiros passos em Portugal.

Atento a esta lacuna, o Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) está a promover uma pós-graduação em Marketing Desportivo, a iniciar em finais de Setembro. As inscrições já abriram e estão a decorrer a bom ritmo, restando apenas 40% das 25 vagas existentes.

«O ‘marketing' desportivo interessa a um público vasto, desde pessoas ligadas a entidades que organizam desporto nos grandes clubes. ou simplesmente desporto por lazer, a fabricantes de equipamentos desportivos, às empresas patrocinadoras ou às autarquias que recorrem ao ‘marketing' para atrair praticantes e procurar receitas, fundamentais para equilibrar os seus orçamentos»
, pormenoriza Pedro Dionísio, docente e coordenador da pós-graduação do ISCTE.

Director de «marketing» do Sport Lisboa e Benfica, Miguel Bento pertence também ao corpo docente da pós-graduação e participa no seminário «Marketing nos grandes clubes». «Vou abordar as cinco principais formas de captar receitas, ou seja, os patrocínios, direitos televisivos, quotizações, ‘merchandising' e as receitas de bilheteira. E ainda a importância de estimular a criatividade para arranjar novas fontes de rendimento, tal como o Benfica fez, por exemplo, ao atribuir nomes dos patrocinadores às bancadas do Estádio da Luz», especificou Miguel Bento.

As inscrições na pós-graduação de Marketing, com especialização em Marketing Desportivo, do ISCTE, terminam a 15 de Setembro e têm um custo de 4300 euros.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ARQUITETO GRÂNDOLA

Michael Page Portugal

ASSISTANT STORE MANAGER BEJA

Michael Page Portugal

ASSISTANT STORE MANAGER PORTALEGRE

Michael Page Portugal