Marisa Antunes
QUALQUER evento desportivo, seja um jogo de futebol, um torneio de ténis ou uma prova hípica, tem subjacente uma rede complexa de actividades, que vão desde a gestão da carreira dos desportistas até a angariação de patrocínios ou à venda de bilhetes, passando pelo «merchandising» do evento. O elo de ligação de todas estas actividades assenta no «marketing», cuja especialização académica na vertente desportiva está ainda a dar os primeiros passos em Portugal.
Atento a esta lacuna, o Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) está a promover uma pós-graduação em Marketing Desportivo, a iniciar em finais de Setembro. As inscrições já abriram e estão a decorrer a bom ritmo, restando apenas 40% das 25 vagas existentes.
«O ‘marketing' desportivo interessa a um público vasto, desde pessoas ligadas a entidades que organizam desporto nos grandes clubes. ou simplesmente desporto por lazer, a fabricantes de equipamentos desportivos, às empresas patrocinadoras ou às autarquias que recorrem ao ‘marketing' para atrair praticantes e procurar receitas, fundamentais para equilibrar os seus orçamentos», pormenoriza Pedro Dionísio, docente e coordenador da pós-graduação do ISCTE.
Director de «marketing» do Sport Lisboa e Benfica, Miguel Bento pertence também ao corpo docente da pós-graduação e participa no seminário «Marketing nos grandes clubes». «Vou abordar as cinco principais formas de captar receitas, ou seja, os patrocínios, direitos televisivos, quotizações, ‘merchandising' e as receitas de bilheteira. E ainda a importância de estimular a criatividade para arranjar novas fontes de rendimento, tal como o Benfica fez, por exemplo, ao atribuir nomes dos patrocinadores às bancadas do Estádio da Luz», especificou Miguel Bento.
As inscrições na pós-graduação de Marketing, com especialização em Marketing Desportivo, do ISCTE, terminam a 15 de Setembro e têm um custo de 4300 euros.