Notícias

ISA fomenta investigação

A ISA e o Millennium vão premiar trabalhos académicos
23.04.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus

A empresa de base tecnológica, sediada em Coimbra, ISA - Intelligent Sensing Anywhere criou em parceria com o Millennium bcp o Prémio ISA-Millennium com o objectivo de distinguir a melhor tese de mestrado ou doutoramento nas áreas da Engenharia Física, Electrónica e Comunicações, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Informática e de Sistemas e ainda Engenharia Biomédica. Além do fomento à investigação, o prémio visa a contratação de quadros para a ISA.

Cinco mil euros de prémio monetário e a assinatura de um contrato de trabalho com a empresa de Coimbra são os aliciantes desta iniciativa que visa, antes de mais fomentar a investigação nacional e ajudar a divulgá-la.

Fundada em 1990 por José Basílio Simões, a ISA oferece um conjunto de serviços, aplicações e soluções reconhecidas e implementadas internacionalmente nas áreas da gestão remota, automação e controlo. Ligada sobretudo às áreas do ambiente, automação industrial, gestão integrada de edifícios e telecontagem, a ISA resulta de uma «spin-off» da Universidade de Coimbra. Uma ligação umbilical que pode ajudar a justificar o seu esforço de ligação constante ao meio académico.

A empresa conta actualmente com mais de 60 colaboradores altamente especializados, exporta mais de 70% do seu volume de negócios estando presente em Espanha (Bilbau e Madrid), França, Brasil, Alemanha, República Checa, Estónia, Eslovénia, Turquia e Austrália, com uma facturação de 10 milhões de euros anuais.

Defendendo uma aposta constante na inovação e na investigação, a ISA integra um núcleo de I&D que é reconhecido e apoiado pela Agência da Inovação. Uma estrutura onde trabalham cerca de 20 colaboradores, permanentemente ligados à criação de novos produtos. Através desta estrutura, a empresa desenvolve soluções completas de «hardware» e «software» para empresas clientes como a Shell, Repsol, SHVGas, Bp, Galp, Quimigal, Unicer, Vodafone e Sonaecom.

A capacidade de inovar da ISA — agora também espelhada na criação deste prémio de fomento à investigação — já foi por diversas vezes reconhecida a nível nacional e internacional valendo-lhe, por exemplo, em 2005 e 2006 o título de PME Inovadora, pela COTEC Portugal.

Apostando em estreitar a ligação com o meio académico e colocar ao serviço da ISA os novos valores nacionais nas suas áreas de actuação, a empresa lança agora este prémio cujo júri é composto por Carlos Manuel Correia (professor catedrático da Universidade de Coimbra), J. Norberto Pires (Professor da Universidade de Coimbra e director da Revista Robótica) e Joaquim Borges Gouveia (professor catedrático da Universidade de Aveiro).

As candidaturas a este prémio decorrem até 31 de Maio de 2008 e os candidatos deverão fazer chegar ao júri uma cópia da tese em formato PDF, uma pequena biografia de uma página e um currículo actualizado.

Segundo a ISA, “o júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio caso considere que nenhuma das candidaturas reúne condições de mérito e qualidade que justifiquem a atribuição do prémio”. A empresa assegura ainda que, “nesse caso o valor do prémio transitará para uma edição posterior” e frisa que “a ISA poderá endereçar mais do que um convite para a assinatura de um contrato de trabalho caso a qualidade das candidaturas o justifique”. Os vencedores serão conhecidos a 30 de Junho.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS