Maribela Freitas
A HP Portugal está empenhada em atrair os melhores talentos que saem das universidades nacionais. Para tal acaba de lançar mais uma edição do seu programa de recrutamento de recém-licenciados, que este ano abarca apenas alunos de áreas técnicas e conta com maior número de vagas.
Este programa dirige-se a recém-licenciados das áreas de engenharia de telecomunicações, industrial, informática, economia, gestão, física e matemáticas e tem como objectivo promover a integração de jovens no mundo empresarial, dando-lhes uma formação altamente reconhecida e qualificada pelo mercado de tecnologias de informação. Anteriormente a iniciativa estava aberta a todas as áreas de estudo, mas este ano, o espectro restringiu-se.
As candidaturas ao HP University vão estar abertas até ao fim de Junho, altura em que serão seleccionados apenas 30 jovens — no ano passado foram 20 — para integrar esta acção que conta com: um período de formação de dois meses a começar em Julho e depois a integração na empresa através de um contrato a termo certo de dois anos, que contemplará apenas 20 destes formandos.
Além de um maior número de vagas, esta edição vai dar a possibilidade aos jovens de optarem pela área de vendas ou serviços. “Este programa começou em 2003, apenas para Portugal e Espanha, com o intuito de renovar com novos talentos a área de vendas”, explica Ilda Ventura, directora de recursos humanos da HP Portugal. Nesta edição e dado que a área de serviços está em expansão na empresa, o programa de recrutamento integra mais vagas e alargou-se a este departamento.
“Para nós esta é uma excelente solução para conseguir pessoas de qualidade para a nossa estrutura”, salienta a responsável pelos recursos humanos. Como perfil, a HP pretende pessoas com vontade de arriscar e de aprender, que sejam humildes e interessadas pela tecnologia e relacionamento com os clientes e que tenham uma média de curso entre os 14 e os 15 valores. “Anualmente recebemos entre 1000 a 2000 candidaturas a este programa”, refere Ilda Ventura. Daí que a selecção, até serem preenchidas as 30 vagas, não seja fácil. Para chegar aqui, os jovens passam por um contacto telefónico, um questionário para estabelecer o seu perfil e a resolução de um caso prático, tudo aspectos que podem ser determinantes na sua selecção.
Na opinião da responsável pelos recursos humanos da HP, “esta é a melhor forma de contratar talentos. É um risco que corremos, mas com imensas possibilidades”. Será, portanto, um projecto a manter, com a hipótese de vir a ser alargado a outras áreas na empresa, além dos serviços e vendas.