Notícias

Habla español?

18.03.2005


  PARTILHAR




Diogo Archer

NOS últimos três anos a procura de cursos de espanhol por parte dos portugueses tem vindo a crescer. O Instituto Espanhol de Línguas, em Lisboa, passou de 431 alunos, em 2001, para 1.450, em 2004. Um crescimento que, para Pablo Aznárez, director do instituto, deverá voltar a acontecer em 2005. Este responsável estima que a procura aumente cerca 20% em 2005. Por trás dos números estão, como refere, «motivações culturais, académicas e laborais, esta última com um papel preponderante nas inscrições». Também no Instituto Cervantes, os dados são reveladores. Entre 2001 e 2004, o número de alunos cresceu de 1.672 para 2.110 e o número de cursos realizados anualmente passou de 134, em 2001, para 176 no ano passado.


Felipe Correia Afonso, advogado de profissão, perante a fusão da sociedade onde trabalha com uma congénere em Madrid não teve outra solução senão frequentar um curso de espanhol, «para facilitar a comunicação com os novos parceiros», esclarece. Na perspectiva do advogado, «a penetração das empresas espanholas no mercado português e a estrutura ibérica de algumas multinacionais obrigaram a repensar a ligação com o que é agora o principal parceiro de negócios».

Esta visão do mercado é partilhada por Manuel Arroja, da empresa de recursos humanos Michael Page, que salienta «a importância crescente do eixo Lisboa-Madrid-Barcelona a nível ibérico». Para este especialista, os sectores financeiros, comerciais e de marketing de algumas multinacionais estão cada vez mais deslocalizados entre Portugal e Espanha, tornando a aprendizagem da língua uma vantagem.

«A empresa de computadores Dell, tem comerciais portugueses em Espanha a vender para o mercado português», exemplifica Arroja. Helena Gonçalves, da empresa de recursos humanos Select, acredita que «o espanhol é uma língua emergente e um factor de diferenciação positiva no currículo e em termos de progressão na carreira».

Pablo Aznárez explica que o espanhol é uma ferramenta de trabalho importante, sobretudo «para empresas portuguesas com objectivos no mercado espanhol (como a EDP); empresas espanholas com interesses ou infra-estruturas em Portugal (como a INDRA) ou para empresas multinacionais com organização a nível ibérico».

Tanto a EDP como a espanhola INDRA pertencem ao grupo das 17 empresas que actualmente realizam acções de formação no Instituto Espanhol. «Trata-se de aprender uma língua para vender produtos e prestar serviços, assim como favorecer a comunicação e a gestão interna nas organizações», explica Aznárez.

A Compal, e o próprio grupo Nutrinveste (do qual faz parte), são um exemplo desta tendência. «O espanhol já é, a seguir ao inglês, a segunda língua mais utilizada», salienta Brito Ribeiro, director do departamento de Recursos Humanos da Compal. Outra empresa que aposta forte no mercado vizinho é a Renova. De Espanha provêm cerca de 50% da sua facturação e por isso a aprendizagem da língua de Cervantes tornou-se um imperativo.

Segundo Luís Saramago, director de marketing da Renova, «a empresa desenvolve várias acções de formação interna nesta língua. O ‘portunhol’, como é conhecido, não funciona a nível profissional». A língua espanhola é igualmente importante para a Sonae Sierra, onde «o mercado da América Latina surge como factor relevante», esclarece Tiago Vidal, relações públicas da empresa.

Este aumento da procura pode também relacionar-se com questões académicas. Salomé Antunes, finalista da licenciatura em Relações Internacionais, optou pelo espanhol em vez de outras línguas como o francês ou o alemão. Para esta jovem, «o espanhol é uma língua cada vez mais utilizada a nível mundial, o que torna a sua aprendizagem profissionalmente relevante». Ainda assim, confessa que «não é uma língua fácil de aprender».

Escolas de castelhano


Clube de Espanha
http://www.clubespanha.pt

Instituto Espanhol de Línguas
http://www.institutoespanhol.net

Instituto Cervantes
http://lisboa.cervantes.es

Centro Europeu de Línguas
http://www.cel.pt/html/home_1.HTM

Escola Speakwell
http://www.speakwell.pt

Escola International House
http://www.international-house.com

Escola de Línguas Comunitárias do Porto
http://www.royalschooloflanguages.pt

Escola Europeia de Línguas (EEL)
http://www.eel.pt

Escola Eurotrends (para empresas)
http://www.eurotrendspt.com





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS