Notícias

Siemens na Universidade de Aveiro

24.03.2005


  PARTILHAR




Júlio Almeida


A MULTINACIONAL alemã Siemens instalou na Universidade de Aveiro um laboratório de Investigação & Desenvolvimento (I&D) na área das telecomunicações.


Este tipo de parcerias é comum noutros países europeus, mas em Portugal não tem tradição. A equipa da Siemens, para já, é formada por 15 elementos, mas pode chegar a uma centena, a médio prazo. Na escolha de Aveiro pesou o trabalho comum iniciado há dois anos com a atribuição de bolsas (de mestrado e doutoramento) e o desenvolvimento de projectos no quadro da União Europeia (UE).

«Fazemos um balanço muito positivo do trabalho realizado, nomeadamente nos nossos laboratórios, e agora queremos passar para uma nova fase», referiu Hélder Castro, da Siemens Portugal. «Registamos com apreço esta abertura da universidade e estamos a analisar a possibilidade de virmos a ter instalações próprias», acrescentou o mesmo responsável.

Hélder Castro, director-geral da Siemens Communications RD1 (um departamento de I&D com 700 pessoas), adiantou que a unidade de Aveiro acompanhará projectos ligados à engenharia de telecomunicações com componentes na área da óptica e gestão de redes e alguns serviços para «home entertainment».

A Siemens é mais uma empresa da área tecnológica que ruma até Aveiro, onde existe, desde há 50 anos, uma tradição nas telecomunicações. A cidade é a sede da PT Inovação e tem um pólo de investigação da multinacional japonesa NEC.


O Aveiro/ Rede Expresso





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal

CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal