Notícias

Gestores mal remunerados

A consultora Watson Wyatt analisou as remunerações dos gestores de topo na Europa
22.04.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

EM PORTUGAL, um gestor sénior tem um salário total bruto na ordem dos 140 mil euros, segundo o relatório Top Managment Compensation Report for Western Europe, recentemente divulgado. O montante avançado pela consultora coloca os gestores de topo portugueses na cauda da Europa Ocidental em matéria remuneratória.

Na análise efectuada, a empresa de consultoria em recursos humanos conclui que o salário bruto dos gestores seniores portugueses é o terceiro mais baixo dos 17 países da Europa analisados pelo relatório.

É na Suíça e no Reino Unido que os gestores de topo são mais bem pagos. Nestes países, um profissional da gestão tem um salário total bruto de 200.524 euros e 195.879 euros, respectivamente. Todavia, segundo Ana Mascarenhas, consultora da Watson Wyatt em Portugal, «este panorama poderá estar à beira de uma mudança».

A responsável explica o facto de os gestores portugueses serem dos que recebem salários mais baixos da Europa - a par com a Noruega e a Grécia - com as condicionantes económicas, as taxas de inflação, variáveis de país para país e o custo médio de vida. A este respeito, o relatório dá como exemplo as taxas de inflação de Portugal e da Grécia que rondam os 2,6 e os 3,5%, por oposição à Suíça onde a inflação não vai além dos 0,6%.

Portugueses com aumentos superiores aos da Europa
Ana Mascarenhas refere ainda que apesar desta posição desfavorável, o aumento salarial médio previsto para os gestores de topo das empresas portuguesas está estimado nos 3,7%. Já nas empresas do Reino Unido e da Suíça, um profissional com estas funções não deverá ver o seu salário aumentar além dos 3,6 e dos 2,5%, respectivamente.

Para a elaboração deste relatório, a empresa de consultoria analisou a informação fornecida por 2700 empresas, em 17 países da Europa Ocidental.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS