Notícias

Gestão domina salários nas TI

16.04.2004


  PARTILHAR




Ruben Eiras

O "TOP 10" das profissões melhor remuneradas do sector das tecnologias da informação (TI) é dominado pelas funções de gestão e de direcção.

Esta é uma das principais conclusões de um estudo sobre sobre a política de remunerações do sector das Tecnologias de Informação e Electrónica (TIE).

"É um sinal de que o mercado se está a reajustar, pois antes do rebentamento da 'bolha' os técnicos eram pagos ao nível da direcção", explica Tiago Massa Valente, membro da direcção da ANETIE (Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica), entidade promotora do estudo, que se realizou entre Julho e Outubro de 2003.

De acordo com aquele documento, a função melhor remunerada é a de director de projecto, com um salário anual médio bruto de 69065 euros, seguida pelo cargo de director de área de negócios, auferindo um valor médio de 68372 euros (ver tabela).

As funções técnicas mais valorizadas são as de arquitecto de "software" (60681 euros anuais) e de engenheiro de implementação de sistemas, com 52498 euros por ano.

A maioria das empresas (82% dos inquiridos) adopta uma política de prémios em função do cumprimento dos objectivos.

Para a atribuição destes prémios, o inquérito revela que 47% das empresas utilizam uma avaliação quantitativa mista (baseada nos resultados individuais, da equipa e da empresa).

Cerca 29% dos inquiridos utilizam apenas a avaliação quantitativa individual e os restantes 24% usam critérios qualitativos.

O seguro de saúde e o plafond de chamadas de telemóvel estão largamente generalizados no sector, como forma de complemento da remuneração.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS