Notícias

Galp cria instituto de formação

Galp cria instituto de formação

A Galp Energia uniu-se a seis universidades portuguesas e criou o Instituto do Petróleo e do Gás. A meta é desenvolver a investigação e formação nas áreas do petróleo e do gás no mundo lusófono.

21.06.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Ligar o mundo académico e as empresas do sector do petróleo e do gás, é a missão do novo Instituto do Petróleo e do Gás (ISPG) que resulta de uma união de vontades entre a Galp Energia, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto. O ISPG formará quadros técnicos ligados a esta indústria ao mesmo tempo que elevará a formação científica na área.

Desenvolver a trsnmissão e difusão da ciência e tecnologia aplicada às atividades da fileira energética, em especial do petróleo e do gás é a grande meta do novo instituto. “O objetivo é potenciar a competitividade das indústrias de energia, através da formação avançada de quadros técnicos e da criação de uma rede de cooperação entre empresas, instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas de investigação e desenvolvimento (I&D) e de inovação industrial”, fazem saber as instituições parceiras do ISPG.

Voltado para o mercado global, até pelo perfil das indústrias em causa, o instituto terá a internacionalização como âncora não só nos projetos desenvolvidos, como na associação a futuros parceiros. De acordo com as entidades coordenadoras, o foco do ISPG estará sobretudo orientado para os países de língua oficial portuguesa, podendo o ISPG vir a criar representações permanentes e delegações e instalar unidades de investigação e formação em qualquer país de língua portuguesa, sobretudo naqueles em que as atividades ligadas a esta indústria sejam mais relevantes, como o Brasil, Angola e Moçambique.

Segundo faz saber a Galp Energia em comunicado, “o ISPG criará uma rede departamentalizada de conhecimento com seis áreas distintas com relevância e impacto na indústria do petróleo e do gás”. Prospeção; Exploração e Caracterização de Reservatórios Petrolíferos; Desenvolvimento, Produção e Gestão Integrada de Campos Petrolíferos; Refinação, Petroquímica e Distribuição de Produtos Petrolíferos; Sistemas de Gás e Eletricidade; Biocombustíveis e Novas Energias e Gestão de Sistemas Sustentáveis de Energia e da I&D e Inovação, são as áreas âncora do instituto.

“A ligação entre as comunidades científica e empresarial é primordial para promover a competitividade das empresas pela via da inovação e da evolução tecnológica”, explica a empresa que enfatiza a sua constante aposta na ligação ao mundo académico. Uma ligação que, segundo refere, se materializa num “significativo número de programas envolvendo as mais prestigiadas instituições académicas do pais, ligados às mais diversas áreas de atividade da empresa”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Airbus recruta 3000

Airbus recruta 3000


Entre 2011 e 2012, o fabricante de aviões Airbus contratou mais de 10 mil profissionais em todo o mundo, integrando atualmente um número superior a 59 mil colaboradores de 100 nacionalid...

Patentes geram 200 empregos

Patentes geram 200 empregos


O Instituto Europeu de Patentes (EPO) está a recrutar examinadores de patentes para integrar a sua equipa em Berlim, Munique ou Haia. Há 200 vagas para preencher, com salários que...

NAU e ERES unidas para facilitar a mobilidade

NAU e ERES unidas para facilitar a mobilidade


Numa altura em que o sector empresarial português e espanhol aceleram a sua aposta na internacionalização, como forma de contornar a adversidade das suas conjunturas económi...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS