Notícias

ExpressoEmprego presente na Futurália

O ExpressoEmprego associou-se à Feira da Juventude, Qualificação e Emprego — Futurália onde dinamizará uma conferência sobre empregabilidade
04.12.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A Feira da Juventude, Qualificação e Emprego (Futurália) arranca já a 10 de Dezembro e ocupará o espaço da FIL – Parque das Nações até dia 13 deste mês, colocando ao dispor dos jovens visitantes um conjunto ‘apetecível' de empresas participantes que escolheram este meio para chegar mais perto dos estudantes. Estas firmas irão disponibilizar-lhes informação e contactos que incentivem o seu desenvolvimento humano e permitam a sua constante busca pela qualificação e emprego. O Expresso aliou-se à iniciativa e, no dia 11 às 11 horas, vai à FIL organizar uma conferência subordinada ao tema ‘Profissionais Empreendedores – A importância da atitude para vencer',

António Câmara, presidente da Ydreams, Ana Loya, administradora da empresa de recursos humanos Ray Human Capital e Armindo Monteiro, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, integram um painel de oradores moderado pelo jornalista Jorge Nascimento Rodrigues, autor de várias obras na área da gestão e recursos humanos.

Com esta conferência o ExpressoEmprego quer dar o seu contributo para a aproximação entre os jovens estudantes e o universo empresarial, mostrando como uma atitude empreendedora pode abrir portas no mercado de trabalho e garantir o sucesso.

Mas a Futurália não se fica por aqui. O certame tem como «target» jovens estudantes logo desde o 9º ano de escolaridade (altura em que podem optar pela via de ensino ou profissionalizante) e visa, segundo a organização, “possibilitar aos estudantes escolhas acertadas através da partilha de informações e contactos e do fomento da proximidade com as empresas e a sua realidade”. Na verdade, "a mensagem que a Futurália quer passar é a de que a qualificação é absolutamente essencial na conquista de um futuro melhor”, refere a organização.

Fruto do seu investimento ao longo dos anos, este certame anual cativa cada vez mais empresas. A adesão à edição 2008 “está a ser bastante boa, pese embora os efeitos da crise internacional e nacional que se fazem sentir de forma acentuada na área da educação e formação", salienta fonte da Futurália. Contudo, o número de parceiros tem vindo a crescer, ocupando as empresas, as universidades e também os municípios um papel importante.

Para a organização, a edição deste ano marca a consolidação da Futurália no mercado da especialidade. O evento contará com empresa de peso. O Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Programa Operacional do Potencial Humano, a Agência Nacional para a Qualificação, a Direcção Geral do Ensino Superior, associaram-se ao evento que este ano contará ainda com uma zona de «study abroad» onde 23 entidades, maioritariamente universidades darão a conhecer aos estudantes com aspirações de internacionalização os melhores programas internacionais.

Na Futurália estarão ainda algumas das universidades e escolas de negócios mais significativas a nível nacional, bem como dos três programas de cooperação com os Estados Unidos nesta área: Carnegie Mellon, MIT e UT-Austin e ainda do Cluster de European Institutes of Tecnology de que o Instituto Superior Técnico faz parte e que representa cerca de 14 das melhores escolas europeias, uma canadiana e uma chinesa.

De salientar que o evento contará com 180 expositores, sendo esperados cerca de 50 mil visitantes, bem mais do que os 35 mil alcançados na última edição. A Futurália terá ainda 27 expositores estrangeiros, provenientes de oito países. Um número que constitui uma vitória para a organização, que definiu como objectivo estratégico que a Futurália crescesse internacionalmente, dada a cada vez maior importância da experiência internacional nas competências procuradas pelos empregadores.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


1 estagiário

INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial

COLABORADORES

ERA BELÉM/RESTELO - ERA ALCÂNTARA/AJUDA

COLABORADORES

RE/MAX MAJESTIC