Há oportunidades para jovens recém-licenciados, mas também para estudantes. Todos os anos, a União Europeia promove um programa de trainees com vagas em várias áreas de especialização a que se podem candidatar jovens europeus com aspiração a consolidar uma carreira global. O requisito comum é o domínio de duas línguas, preferencialmente o inglês e francês já que a maioria dos estágios decorrerão no Luxemburgo ou em Bruxelas. Atualmente há oportunidades disponíveis e no Parlamento Europeu, na Comissão Europeia, no Conselho Europeu, no Comité Económico e Social e em muitas outras instituições.
Da Economia à Gestão, sem esquecer as finanças, a comunicação, os recursos humanos, o Direito ou muitas outras especialidades, o leque de oportunidades em aberto para a realização de estágios profissionais, em várias instituições europeias, é vasto. A UE divulga anualmente, na sua página oficial (www.europa.eu), a lista completa de vagas disponíveis para cada instituição e área, bem como as datas de abertura dos concursos de recrutamento e respetivos requisitos exigidos.
Cada estágio dura entre quatro a 18 meses, dependendo do grau de especialização dos candidatos e da função a desempenhar e, regra geral, todos são remunerados e níveis aliciantes, sobretudo tendo em consideração que os jovens profissionais estão também a capitalizar uma importante experiência profissional internacional que enriquecerá o seu currículo.
Entre os vários programas de recrutamento de trainees atualmente a decorrer, é no European External Action Service que a remuneração é mais elevada podendo variar entre os 2300 e os 3000 euros mensais para cada trainee, num estágio que pode durar entre 9 a 18 meses. O Banco Central Europeu, que está atualmente focado em atrair auditores, economistas e financeiros oferece salários entre os 1050 e os 1900 euros mensais, dependendo das funções a exercer. Já os candidatos que forem selecionados para integrar as equipas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu não deverão auferir uma remuneração muito superior a 1200 euros mensais.
Em média, cada processo de seleção para instâncias europeias demora entre dois a quatro meses e contempla várias fases de seleção. A estes estágios podem concorrer jovens oriundos de países da União Europeia que podem também beneficiar dos programas de apoio disponíveis para potenciar a mobilidade e a experiência internacional dos jovens profissionais, como é o caso do programa “O Teu Primeiro Emprego EURES”, destinado a ajudar os jovens europeus a encontrar emprego noutro país da União Europeia.