Notícias

Europa promove vagas para estágio

Europa promove vagas para estágio

Tal como sucede na generalidade das empresas, também na União Europeia a atração de novos talentos é encarada como opção estratégica. A UE promove por isso um programa de trainees que está continuamente a aceitar candidaturas. Os candidatos selecionados são integrados nos vários organismos da UE, em estágios remunerados e onde o salário pode ser bastante aliciante.

24.04.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Há oportunidades para jovens recém-licenciados, mas também para estudantes. Todos os anos, a União Europeia promove um programa de trainees com vagas em várias áreas de especialização a que se podem candidatar jovens europeus com aspiração a consolidar uma carreira global. O requisito comum é o domínio de duas línguas, preferencialmente o inglês e francês já que a maioria dos estágios decorrerão no Luxemburgo ou em Bruxelas. Atualmente há oportunidades disponíveis e no Parlamento Europeu, na Comissão Europeia, no Conselho Europeu, no Comité Económico e Social e em muitas outras instituições.

Da Economia à Gestão, sem esquecer as finanças, a comunicação, os recursos humanos, o Direito ou muitas outras especialidades, o leque de oportunidades em aberto para a realização de estágios profissionais, em várias instituições europeias, é vasto. A UE divulga anualmente, na sua página oficial (www.europa.eu), a lista completa de vagas disponíveis para cada instituição e área, bem como as datas de abertura dos concursos de recrutamento e respetivos requisitos exigidos.
Cada estágio dura entre quatro a 18 meses, dependendo do grau de especialização dos candidatos e da função a desempenhar e, regra geral, todos são remunerados e níveis aliciantes, sobretudo tendo em consideração que os jovens profissionais estão também a capitalizar uma importante experiência profissional internacional que enriquecerá o seu currículo.

Entre os vários programas de recrutamento de trainees atualmente a decorrer, é no European External Action Service que a remuneração é mais elevada podendo variar entre os 2300 e os 3000 euros mensais para cada trainee, num estágio que pode durar entre 9 a 18 meses. O Banco Central Europeu, que está atualmente focado em atrair auditores, economistas e financeiros oferece salários entre os 1050 e os 1900 euros mensais, dependendo das funções a exercer. Já os candidatos que forem selecionados para integrar as equipas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu não deverão auferir uma remuneração muito superior a 1200 euros mensais.

Em média, cada processo de seleção para instâncias europeias demora entre dois a quatro meses e contempla várias fases de seleção. A estes estágios podem concorrer jovens oriundos de países da União Europeia que podem também beneficiar dos programas de apoio disponíveis para potenciar a mobilidade e a experiência internacional dos jovens profissionais, como é o caso do programa “O Teu Primeiro Emprego EURES”, destinado a ajudar os jovens europeus a encontrar emprego noutro país da União Europeia. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Itália para jovens estagiários

Itália para jovens estagiários


Desde a sua fundação, em 2010, a V!daEdu já apoiou cerca de 800 jovens portugueses com os seus programas de estágio e intercâmbio educativo. A empresa cujo core busin...

87% querem contratar em 2014

87% querem contratar em 2014


Otimismo é a palavra de ordem em matéria de recrutamento para 2014. A conclusão é avançada pela empresa de executive search e head hunting MRINetwork Portugal/CIGA e...

Contrafação na mira da Schneider

Contrafação na mira da Schneider


Organizado em parceria com o International IP Crime Investigators College (IIPCIC), a primeira edição do curso Schneider Electric APC Counterfeit Product Identification já aceita ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS