Notícias

Europa empresarial

01.04.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

A CIDADE de Lisboa acolhe até ao final do dia de hoje um encontro de jovens empresários europeus, membros da Confederação Yes for Europe, com o objectivo debater a Agenda de Lisboa. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), enquanto vice-presidente da confederação. Os temas da inovação, renovação do sector público e desenvolvimento científico e tecnológico estão no centro deste debate.

Tendo como enfoque a criação de uma economia mais sustentável, competitiva, com mais e melhor emprego, a Agenda de Lisboa é uma das preocupações dos jovens empresários europeus. A Yes for Europe defende uma intervenção junto das instâncias comunitárias, dos governos nacionais e dos principais agentes da União Europeia (UE) no sentido de encorajar a aplicação dos princípios que visam aumentar a competitividade do velho continente.

Portugal de sucesso


De acordo com Rui Delgado, vice-presidente da ANJE e responsável pelo pelouro das relações internacionais da associação, «esta iniciativa visa dar a conhecer aos nossos congéneres europeus um Portugal que tem empresas de sucesso, de referência e excelência, um país onde vale a pena apostar».

Seguindo esta lógica, o encontro consagrou como um momento de destaque a conferência «A Promoção do Empreendedorismo». Os empresários João Carreira (Critical Software), Pedro Pissarra (Biotecnol), Paulo Ramos (ParaRede) e Artur Silva Fernandes (Banif) abordam questões como a promoção da iniciativa empresarial e as dificuldades de empreender.

Rui Delgado adianta que «o encontro de Lisboa é um dos muitos que se vão realizar de dois em dois meses em vários países da Europa com o intuito de discutir temas como as relações laborais, a inovação, o papel do Estado ou os sistemas de financiamento». Destes encontros resultará um documento final com as propostas dos jovens empresários para uma Europa mais competitiva e empreendedora que será remetido à presidência da Comissão Europeia.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


AR ITALIANO

Experis Finance, Tax & Legal

CONTROLLER DE GESTÃO INDUSTRIAL

Spring Professional Portugal