Notícias

Estudantes optimistas com o mundo laboral

05.08.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

OS JOVENS recém-licenciados que este ano procuram um lugar no mercado de trabalho estão confiantes de que vão encontrar rapidamente um emprego a tempo inteiro, embora manifestem não ter certeza de que as funções a desempenhar correspondam às suas expectativas. Estas conclusões são avançadas por um estudo da Accenture que envolveu 1600 entrevistas a recém-licenciados ou estudantes finalistas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha.

Segundo o documento, 59% dos inquiridos que ainda não estão a trabalhar a tempo inteiro dizem-se esperançados em conseguir um emprego a «full time» nos próximos seis meses. Apenas 20% dos entrevistados acreditam que será necessário mais de um ano para encontrar emprego. A consultora adianta que os recém-licenciados dos EUA e Reino Unido são os mais optimistas. Alemanha e Espanha são os país mais pessimistas.

Peter Cheese, «managing partner» da área de Human Performance da Accenture, assegura que «o interesse dos recém-licenciados em encontrar, o mais rapidamente possível, um emprego e uma remuneração satisfatória reflectem as incertezas económicas actuais». O estudo aponta a internet como o método preferencial para a a procura de emprego e refere que as áreas da saúde, «media» e entretenimento, banca e serviços financeiros são os sectores mais atractivos para trabalhar.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS