Notícias

Erros que o Linkedin não perdoa

Erros que o Linkedin não perdoa

O Linkedin é apontado como a rede social profissional do momento e poucos são já os recrutadores que resistem a consultar o ‘perfil social’ dos seus candidatos, antes de os contratarem. Mas à medida que aumenta a utilização desta rede como aliada das boas contratações, aumentam também os alertas em relação à forma como os profissionais as utilizam. Rui Pedro Caramez, professor e especialista nesta plataforma profissional, não tem dúvidas ao assumir que há erros comportamentais a evitar para ser bem sucedido na missão de encontrar emprego ou evoluir profissionalmente através do Linkedin.

16.01.2014


  PARTILHAR



Ter postura para ter resultados é uma regra básica para Rui Pedro Caramez, no que ao Linkedin diz respeito. Para o autor do livro “Como ter sucesso no Linkedin”, há seis erros comportamentais que devem ser evitados para não prejudicar a imagem dos candidatos nesta rede profissional. Afinal, muito do recrutamento já passa por aqui.
Não ter um propósito ou não entender a razão pela qual se está no Linkedin é para Rui Pedro Caramez o primeiro grande erro. Segundo o autor, a maior parte dos profissionais com um perfil criado nesta plataforma tem como propósito “reforçar as relações profissionais e desenvolver a marca pessoal”. Compreender estes objetivos é fundamental para orientar as ações de modo a alcançá-los. O autor aconselha mesmo os profissionais a anotarem as três principais razões para a sua presença e determinar quais as ações necessárias para alcançar cada um dos propósitos.

Estar presente mas não participar é outro dos erros a evitar. “Há quase 90 milhões de pessoas no Linkedin e a maioria não é ativa. Diria que 80% do tráfego no Linkedin é gerado por 20% dos utilizadores”, explica. Rui Pedro Caramez alerta para o facto do sucesso no Linkedin ser construído a longo prazo, até porque o relacionamento com outros utilizadores demora tempo e os resultados também. O autor aconselha a que assuma um compromisso, por exemplo semanal, com a rede, procurando ter uma atividade regular.

Perfil completo é fundamental
Causar uma boa impressão é determinante, por isso precisa de ter um perfil completo. Outros utilizadores e recrutadores vão querer conhecê-lo porque participa em grupos comuns, possui competências ou experiência relevante numa determinada área ou por outras razões. Ter um perfil detalhado ajudará a gerar interações que podem vir a ser relevantes.

Não compartilhar informação ou não gerar valor para os outros, nomeadamente através da ausência de resposta a mensagens ou a convite de ligação, é não tirar partido do potencial desta plataforma. “Todas as suas ações agregam valor à sua marca online”, explica Pedro Caramez aconselhando a uma utilização consistentes da rede, a bem da sua credibilidade. É que para o autor, reforçar a credibilidade no Linkedin passa por manter um perfil completo e responder às solicitações e perguntas de outros contactos, mas também receber recomendações de outros profissionais no seu perfil, somar novos contactos, interagir em grupos de interesse e, sobretudo, “gerar valor”.

E este é talvez o maior desafio para quem está presente nesta rede. É fundamental que tenha uma estratégia de comunicação ponderada e inclua conteúdo pertinente na sua interação com outros utilizadores ou grupos. Para Rui Pedro Caramez, o segredo é criar relações duradouras através desta rede profissional.



OUTRAS NOTÍCIAS
Empresas ainda enfrentam gap tecnológico

Empresas ainda enfrentam gap tecnológico


“Muitas empresas vivem numa ‘era digital negra’, não retirando partido das tecnologias disponíveis para apoiar a produtividade dos seus colaboradores e o fluxo de traba...

Inovação procura-se!

Inovação procura-se!


Já  soma seis edições inúmeros projetos apoiados. O programa  Call for Entrepreneurship que assegura aos empreendedores, com ideias inovadoras e de base cient&iac...

O que diz a sua postura?

O que diz a sua postura?


Nunca tanto como agora saber ler os sinais que estão além da comunicação verbal foi tão determinante para o sucesso de um processo de negociação. Em co...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


CANDIDATURAS AO CARGO DE REITOR

UAlg – Universidade do Algarve

DIRETOR DE OBRA

Companhia das Obras

Responsável da Qualidade

GAC – Ingredientes & Produtos Alimentares, Lda.