Notícias

Engenheira biológica aposta na agricultura

Engenheira biológica aposta na agricultura

A engenheira biológica Susana Caseiro deu corpo à Plantit, uma empresa especializada na instalação manutenção de hortas biológicas. A ideia promete expandir-se.
06.05.2011 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



Susana Caseiro acredita que cada pessoa controla o seu destino. Engenheira biológica de formação resolveu apostar na área da agricultura e criar um negócio seu. Maturou a ideia e em janeiro de 2010 avançou com a Plantit, uma empresa vocacionada para a instalação e manutenção de hortas biológicas que veio dar azo ao desejo desta empreendedora de trabalhar por conta própria e desenhar o seu próprio rumo.

A Plantit está sedeada em Braga e promove a instalação e manutenção de hortas e jardins ecológicos em qualquer espaço urbano ou com limitação de espaço e solo. “Propomos integrar facilmente uma horta, com alguma harmonia paisagística e ambiental, num jardim, varanda, terraço ou pátio. A ideia é proporcionar e difundir meios e métodos ecológicos, simples e eficazes para qualquer pessoa cultivar alimentos em qualquer lugar” , conta Susana Caseiro. Para concretizar esta ideia e no primeiro ano de atividade, a Plantit desenvolveu uma solução única destinada ao cultivo de plantas hortícolas, ervas aromáticas e medicinais, flores e mini-frutos em varandas, terraços, quintais ou jardins pequenos. Foi assim que nasceu o Kit Plant Bio, uma solução que permite a instalação de uma horta-jardim em qualquer espaço, privilegiando a dinamização das práticas de agricultura biológica.

“A ideia de que somos nós que controlamos o nosso destino sempre me levou a considerar a hipótese de trabalhar por conta própria. Depois de acabar a licenciatura idealizava um dia estabelecer um negócio. Após nove anos de diferentes experiências profissionais, considerei que valeria a pena arriscar” , explica Susana Caseiro. Depois de ter uma visão mais ou menos clara do que queria fazer, pediu apoio para a elaboração de um plano de negócios. Foi através da plataforma Finicia, do IAPMEI que esse auxílio surgiu. Para o financiamento do projeto – cujo investimento inicial foi de 25 mil euros – contou com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Mas nem tudo foram facilidades no lançamento da Plantit. A empreendedora esclarece que “sendo a única sócia, uma das principais dificuldades que senti consistiu na materialização da ideia, ou seja, conseguir transformar um conceito num produto/serviço possível de comercializar” . Ao longo dos tempos vão surgindo outras dificuldades. Apesar de Susana Caseiro considerar que não é necessário ser especialista em todas as matérias, explica que “é necessário saber um pouco de tudo e não apenas da parte técnica, isto porque, na minha opinião, só poderemos controlar e gerir aquilo que conhecemos” .

No primeiro ano de atividade a Plantit dedicou-se quase exclusivamente à investigação e desenvolvimento das soluções Plant Bio (Kit modular e universal), tendo registado um volume de negócios de três mil euros. As expectativas para este ano apontam para uma faturação que atinja os 40 mil euros. Neste momento os seus principais clientes são as escolas, para onde desenvolveu um projecto complementar que se chama “a horta eco-pedagógica”. Iniciou recentemente a comunicação das soluções Plantit para o público privado, onde está a ter grande aceitação. No segundo semestre deste ano, equaciona também criar mais um posto de trabalho para além do seu.

Perseverança, acreditar no negócio, coragem, trabalho e determinação são para Susana Caseiro ingredientes fundamentais para ser bem-sucedido como empreendedor. E nesta mudança que operou na sua vida, afirma sentir-se realizada profissionalmente.

BI Empresarial

Nome: Susana Caseiro
Idade: 34 anos
Cargo: fundadora e sócia gerente
Formação: Licenciada em engenharia biológica pela Universidade do Minho
Fonte de inspiração: Os três filhos são para a empreendedora uma fonte de inspiração diária. Gostaria que todas as crianças, mesmo morando em zonas urbanas, pudessem conhecer a origem dos alimentos, verem de perto como eles crescem e terem o prazer de comer, por exemplo, morangos acabados de colher no seu jardim. Conta a empreendedora que para si é inspirador ver a satisfação com que os seus filhos beneficiam desta experiência, que considera única.
Conselhos: Acreditar no projeto e ser persistente para conseguir, numa primeira fase, passar da ideia ao modelo de negócio propriamente dito. Estar atento às mudanças que ocorrem é igualmente importante. Nem sempre é necessário ser o mais forte nem mesmo o mais inteligente, mas sim conseguir a adaptação constante às mudanças. Depois é ainda necessário ter uma visão clara de onde se quer chegar e não deixar nada nem ninguém impedir atingir os objetivos propostos.
Desafios futuros: Para o seu negócio perspetiva desenvolver novas soluções e produtos, nomeadamente diversas tipologias de kit, por exemplo de auto montagem, para entrar no mercado externo. Quer também desenvolver soluções específicas para dar resposta a outros segmentos de mercado, como instituições que trabalhem com idosos, hotelaria, turismo e setor empresarial, numa perspetiva de fun&work, bem como de sustentabilidade e responsabilidade social.



OUTRAS NOTÍCIAS
Treino militar forma líderes empresariais

Treino militar forma líderes empresariais


A partir de 16 de maio o Campo Militar de Santa Margarida vai receber recrutas muito especiais. Não querem fazer carreira nas forças armadas, nem têm aspirações milit...

Portugal cresceu 193% no número de licenciados em ciências

Portugal cresceu 193% no número de licenciados em ciências


Portugal é o país da União Europeia (UE) que mais cresceu, entre 2000 e 2008, no número de licenciados em Matemática Ciências e Tecnologia. Os progressos educa...

Médicos da Galiza emigram para Portugal

Médicos da Galiza emigram para Portugal


São cada vez mais os estudantes de medicina da Galiza que rumam a Portugal para concluir a sua formação e exercer a sua profissão. Segundo o Colégio de Médico...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS