No segmento da Gestão, os especialistas em recursos humanos figuraram, no mês de abril, na terceira posição entre os mais procurados pelas empresas nacionais, logo a seguir aos gestores e aos gestores de produto. A conclusão está sustentada na análise mensal realizada às ofertas divulgadas no Expresso Emprego (versão impressa e sítio online expressoemprego.pt) pela empresas nacionais com processos de recrutamento ativos. A dinâmica de contratações registada nesta área não foi, contudo, suficiente para afastar da liderança da lista de maiores recrutadores os sectores das Tecnologias de Informação, Engenharia e do Comércio, Franchising e Vendas que continuam a gerar o maior número de oportunidades de contratação.?
No mesmo mês em que o Expresso Emprego dinamizou a sua primeira feira virtual de emprego na área das tecnologias de informação - a IT Job Fair Expresso Emprego - o sector regressou à posição de liderança da lista de maiores recrutadores nacionais, da qual se tinha afastado nos últimos meses, cedendo lugar à engenharia que recuperou parte da sua dinâmica de empregabilidade, muito graças ao bom desempenho do recrutamento de engenheiros mecânicos, eletrotécnicos e industriais. Em abril, os profissionais de tecnologias de informação lideraram as intenções de contratação das empresas com perto de 400 oportunidades entre as 2657 divulgadas ao longo do mês. ?
A análise sectorial às intenções de recrutamento das empresas nacionais revela ainda que o Sector Público, o da Educação e Ensino e o dos Media, Entretenimento e Comunicação foram os que menos contrataram durante o último mês. Professores, educadores de infância, terapeutas ocupacionais, designers industriais, jornalistas, psicólogos ou fisioterapeutas, figuram entre a lista de profissionais com menor número de oportunidades de emprego divulgadas no último mês.
Quem recruta mais*
Não sendo indiferente o sucesso alcançado no último mês com a realização da primeira edição da IT JOB FAIR Expresso Emprego, em abril, o ranking dos maiores recrutadores nacionais foi dominado por empresas do sector das tecnologias de informação. Na sua maioria estas empresas contraram para o território nacionais e muitas têm ainda processos de recrutamento a decorrer.
1º agap2 IT
2º KCS IT
3º Bosch
4º NOS Empresas
5º Compta
6º Bee Engineering
7º Altran
8º Novabase
9º Closer
10º Ceiia