As 18 funções mais procuradas pelas empresas em Portugal, desde o ínicio do ano, estão enquadradas nos sectores Financeiro, Tax & Legal, Commercial & Marketing, Tecnologias de Informação, Secretariado & Assistência Administrativa e Trabalho Temporário. O Guia das Funções Mais Procuradas Page Perssonnel 2015, elaborado pela consultora de recrutamento especializada em quadros intermédios e funções técnicas de suporte, detaca a procura de advogados e especialistas em TI por parte das empresas nacionais e evidencia a média salarial praticada em ambos os sectores. ?
Um advogado, um administrador de sistemas, um analista programador ou um responsável de informática (as quatro funções mais procuradas pelas empresas), com uma média de cinco anos de experiência profissional na função, auferem segundo as contas da Page Personnel uma remuneração bruta de cerca de 35 mil euros/ano. Assistentes administrativos, rececionistas, comerciais e auditores internos, alcançam valores que oscilam entre os 18.900 e os 22.400 euros anuais, no caso de perfis com os mesmos cinco anos de presença no mercado.?
O objetivo do guia agora divulgado é, segundo Sílvia Nunes, executive manager da Page Personnel Portugal, espelhar de forma prática as tendências do mercado de trabalho nacional, as competências que as empresas mais estão a valorizar e as funções mais procuradas, colocando o conhecimento dos consultores da empresa de recrutamento, ao serviço dos profissionais que procuram orientações de carreira que garantam empregabilidade.
Procura assegurada
Quer os advogados quer os restantes perfis que durante este ano têm captado a atenção das empresas e a dominado a sua estratégia de recrutamento (adminsitradores de sistemas, analistas programadores e responsáveis de informática), deverão na opinião de Sílvia Nunes continuar a registar grande procura no mercado nacional. Para a especialista “estes profissionais são peças-chave em qualquer empresa, independentemente do seu sector de atividade ou dimensão e por isso deversão continuar a ser muito procurados no futuro”. ?
A executive manager da Page Personnel Portugal realça que “estas funções apresentam uma rentabilidade a curto prazo, permitindo às empresas a diferenciação e a adaptação eficiente às constantes evoluções tecnológicas”. Mas há outras igualmente valorizadas, sobretudo na área financeira. Contabilistas, controllers, auditores internos e externos e técnicos de cobranças, estão listados entre os perfis que registam também grande procura com vantagem sobre as áreas mais comerciais, onde se incluem os account managers, sales managers, assistentes de marketing ou analistas funcionais.