Notícias

Empresários: formação urgente

Portugal ainda está longe do empreendorismo qualificado
26.05.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus

Cerca de 41,4% dos empreendedores portugueses que em 2005 criaram a sua empresa, não possuem uma formação académica além do ensino secundário, segundo dados de um relatório do Observatório da Criação de Empresas, agora divulgado. Apesar de ao longo dos últimos anos o nível de qualificação dos empreendedores ter vindo a aumentar, o índice de habilitações permanece longe da qualificação ambicionada pelo Governo.

Das empresas criadas em 2005, apenas 34,3% tinham como promotores licenciados, pós-graduados, mestres ou doutores. E esta lacuna de formação não é um problema apenas ao nível dos empreendedores mas também no recrutamento de recursos humanos para as empresas criadas. Segundo o relatório, o financiamento, o recrutamento de pessoal qualificado e a legislação laboral são as três principais dificuldades apontadas pelos empreendedores na fase inicial da empresa.

E se a preocupação com os recursos financeiros atinge todas as empresas, seja qual for a sua estrutura, as dificuldades ao nível do recrutamento tendem a tornar-se proporcionais à dimensão da organização empresarial. O relatório dá também a conhecer o perfil do empreendedor português: jovem (com menos de 35 anos) e do sexo masculino. A maioria dos empreendedores que criaram empresas em 2005 já eram empresários noutras sociedades (85%) ou em nome individual (56,4%). Cerca de 70,5% exerciam profissões liberais.

De acordo com o observatório, os empreendedores portugueses preferem criar empresas sozinhos ou apenas com um sócio. Um facto curioso é que embora não seja comum criarem-se em Portugal empresas com sócios estrangeiros, esta prática tem vindo a ganhar alguma expressão nos últimos anos.

A maioria das empresas inquiridas neste estudo tem actividade nos serviços (52,9%), comércio (20,5%) e construção (11,4%). O estudo foi elaborado com base em inquéritos recolhidos no ano passado na Rede Nacional de Centros de Formalidades de Empresas, envolvendo 702 empresas (sociedades) e 1186 empresários.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS