Notícias

Desemprego cresce na região algarvia

04.02.2005


  PARTILHAR




Sofia de Almeida

OS NÚMEROS são reveladores, há 16.173 desempregados na região do Algarve. Com maior incidência em pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 49 anos, o desemprego atinge todas as áreas e inscritos com qualificações que vão do ensino básico à formação superior e qualificada. Aumentou o número de jovens com menos de 25 anos que não conseguem encontrar trabalho, assim como os imigrantes que vieram dos países de Leste.

As causas são diversas e pouco esclarecedoras. Para a directora do Serviço de Planeamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional, o desemprego desacelerou e a tendência deve manter-se no próximo ano. Edite Marques, observa que o Algarve tem um problema específico que se relaciona com o Turismo que torna o desemprego mais sazonal, «a partir de Abril começa-se a registar uma descida do número de inscritos que volta a subir no final da época alta».

A responsável por este departamento do IEFP acredita que as medidas políticas tomadas neste âmbito e a ainda incipiente retoma da economia estão na base desta descida. Portimão e Lagos são as cidades que mais preocupam o instituto, uma vez que por aquelas bandas não há sinais de abertura no sector turístico. O Euro não atingiu as expectativas e a retoma ainda não se fez notar.

O desajustamento entre a oferta e a procura dificultam a colocação de alguns desempregados. Em 2004, o IEFP recebeu cerca de 8300 ofertas de trabalho, apenas metade do número de desempregados inscritos no mesmo período. Além deste número ser baixo, o grau de satisfação de oferta não atinge os 60%.

Segundo Edite Marques, «há pessoas que querem trabalhar mas já há muitas que não estão disponíveis para aceitar um emprego, habituam-se ao subsídio e arranjam formas de o manter». As principais queixas dos desempregados inscritos no IEFP passam pelos baixos salários, problemas de transporte e polivalência profissional.

Ao longo do ano de 2004 o IEFP conseguiu colocar por ajuste directo cerca de 28% dos desempregados ali inscritos, um valor insuficiente para diminuir o desemprego no Algarve.

Jornal do Algarve — Rede Expresso

 

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS