Notícias

Cursos novos para a banca

21.05.2004


  PARTILHAR





Maribela Freitas

SÃO três os novos cursos na área da banca que o Instituto de Formação Bancária (IFB) vai passar a leccionar. Estas novas formações têm como objectivo adequar-se às necessidades formativas dos novos perfis profissionais deste sector.


O IFB tem vindo a colaborar regulamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na formação de jovens através do Programa Aprendizagem. Neste âmbito e desde 1992 que desenvolvem em parceria o Curso Geral Bancário em Regime de Alternância que até agora já formou mais de mil pessoas.

Com o intuito de adequar melhor a formação a oferecer aos novos perfis profissionais desta área de actividade, estas duas entidades têm vindo a trabalhar na alteração do enquadramento legal do Programa de Formação em Alternância na área da banca através do Programa Aprendizagem do IEFP.

Fruto deste trabalho acaba de ser publicada a portaria n.º 418/2004, de 22 de Abril, que revoga a legislação anterior e prevê a realização de três novos cursos, mais enquadrados com as actuais necessidades da banca, são eles: curso de Técnicas e Operações Bancárias I e II e Técnicas de Gestão de Clientes-Banca.

"A anterior legislação previa apenas um curso e era limitadora, na medida em que existem cada vez mais exigências de formação nesta área"
, explica Manuel Ferreira, director-geral adjunto do IFB.

O curso de Técnicas e Operações Bancárias I tem como público-alvo os jovens com o 9.º ano de escolaridade e tem a duração de três anos. Proporciona equivalência ao 12.º ano de escolaridade e ao nível III de qualificação da UE e formará candidatos para a função de assistente comercial. "Com esta portaria o curso geral de bancário deixará de existir, sendo substituído por este último", refere Manuel Ferreira.

O segundo curso - Técnicas e Operações Bancárias II está direccionado a quem já têm o 12.º ano, dura ano e meio e formará também candidatos à função de assistente comercial. Já o terceiro curso - Técnicas de Gestão de Clientes- Banca -, exige também o 12.º ano e o nível III de qualificação da UE, formará candidatos a gestor de clientes e podem aqui ser admitidos os alunos formados nos dois cursos anteriores.

Depois desta última formação terminada e através de um protocolo estabelecido com o Instituto Superior de Gestão Bancária, os alunos que concorrerem a esta instituição de ensino terão equivalência a um conjunto de cadeiras.

Estes cursos vão decorrer nas instalações de Lisboa e Porto do IFB e são financiados pelo IEFP. De acordo com Manuel Ferreira, o IFB está apenas a aguardar a decisão do IEFP quanto ao número de alunos e turmas a admitir nestes cursos. Contudo o responsável espera que as aulas tenham início já no próximo ano lectivo.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS