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Correios recrutam licenciados

Economia e Gestão são as áreas ‘target’ dos CTT neste processo
19.04.2007


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Cátia Mateus
A CTT Gest, uma empresa do grupo Correios de Portugal vocacionada para a Consultoria e Apoio à Gestão, está a recrutar 70 jovens licenciados para integrarem as empresas do grupo. Nesta operação de recrutamento, os CTT estão a dar prioridade a jovens com formação académica superior nas áreas da Economia, Gestão e Gestão Industrial. Para Helena Camisão, gestora deste programa nos CTT, o objectivo é “recrutar trabalhadores que possam complementar os saberes internos e melhorar globalmente a capacidade de resposta do grupo”.

A campanha para angariar novos valores e rejuvenescer o universo CTT tem impacto nacional, à escala da dimensão da empresa. De norte a sul do país, Helena Camisão quer atrair para os Correios de Portugal, “uma população com bom nível de qualificação académica — licenciatura — que, a prazo, poderá contribuir para a existência de um conjunto de gestores profissionalmente mais qualificados que poderão ajudar significativamente o grupo a fazer face aos desafios que se colocam com a liberalização do sector postal”.

Actualmente, o universo CTT conta com cerca de 15400 colaboradores. “O recrutamento que agora arranca vai processar-se em três fases distintas, muitos rigorosas: análise curricular, avaliação psicológica e formação”, explica Helena Camisão que realça ainda o carácter eliminatório de cada uma desta fases.

Os candidatos que chegarem à fase final serão sujeitos a uma formação de seis meses que articulará a componente teórica com estágios práticos onde os candidatos serão avaliados de forma contínua, utilizando a metodologia de «coaching». O objectivo, esclarece a gestora do programa, “é identificar as lacunas que vão surgindo e permitir encontrar uma resposta mais adequada sob o ponto de vista da formação, ao mesmo tempo que se avaliam as capacidades de aprendizagem e trabalho dos candidatos”.

Helena Camisão reforça a ideia de que “os CTT sempre deram grande importância à qualificação profissional dos seus trabalhadores, realizando acções de formação destinadas a todos os colaboradores”. Desde finais de 2004 que o grupo dispõe de um Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências — agora designado de Centro de Novas oportunidades. Através desta estrutura os CTT já qualificaram cerca de 250 trabalhadores que alcançaram assim uma qualificação o nível do 9º ano.

A gestora do processo de recrutamento agora em curso explica que “os CTT querem assegurar as suas obrigações de prestação do serviço de correio universal, cada vez com maior qualidade e é nesse sentido que se insere o actual recrutamento”. Helena Camisão acentua ainda: “Estamos com este recrutamento a criar emprego qualificado em zonas do interior do país onde tradicionalmente a oferta deste tipo de emprego é muito escassa”, contribuindo assim para ajudar a desenvolver essas zonas.





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