Notícias

Congresso mundial da IFTDO em Lisboa

09.05.2003


  PARTILHAR






Ruben Eiras

DE 27 A 30 de Maio Lisboa será um dos centros do mundo da formação, com a realização do 32º Congresso Mundial de Recursos e Formação.


A iniciativa é realizada conjuntamente pela Federação Internacional de Organizações de Formação e Desenvolvimento (IFTDO) e a Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG).

O tema deste ano é dedicado à gestão do conhecimento. Segundo a APG, o evento já conta com cerca de 700 participantes, sendo 70% portugueses e os restantes provenientes dos quatros cantos do mundo: Angola, Arábia Saudita, Austrália, Bahrain, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Dubai, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Índia, Itália, Moçambique, Nigéria, Noruega, Omã, Reino Unido, Sri Lanka e Taiwan.

O congresso conta com mais de 70 oradores, repartidos por 15 sessões simultâneas, cinco plenárias e duas extras. Estas estão divididas em três grandes áreas, a saber, gestão do conhecimento, educação e formação e emprego e desenvolvimento.

A sociedade do conhecimento, a globalização, o desenvolvimento de pessoas, o "e-learning", a responsabilidade social das organizações, os recursos humanos na administração pública e o perfil do emprego do futuro são algumas das temáticas-chave do evento.

No final do congresso, será transmitida uma comunicação-vídeo da Comissária Europeia para o Emprego e Assuntos Sociais, Anna Diamantopoulou.

Do cardápio de oradores, no primeiro dia de conferências, destacam-se Bagão Félix, ministro do Trabalho, Mário Murteira, professor no ISCTE, Carlos Magno, jornalista da TSF, Pedro Câmara, consultor de RH, José Alberto Carvalho, jornalista da RTP, e Jim Mathewman, "partner" internacional da Mercer.

No dia 29, o destaque vai para Stefaan Van Hooydonk, director da Nokia E-learning, Marco Aurélio Vianna, "guru" brasileiro de gestão RH, e John Stevens, presidente da European Training and Development Federation.

O dia de encerramento, em que será transmitida a comunicação de Anna Diamantopoulou, será uma ocasião para ouvir Luís Bento, actual presidente da IFTDO, falar sobre a responsabilidade social das organizações, e João Bilhim e Leonel Nunes, ambos docentes do ISCSP, sobre um tema quente na sociedade portuguesa: o emprego na administração pública. O leitor interessado poderá obter mais informações em www.iftdo2003.apg.pt.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA