Notícias

Concurso de ideias fomenta iniciativa

26.03.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

AJUDAR a consolidar ideias de negócio inovadoras é a meta do Concurso de Ideias Bioempreendedor. Num envolvimento equilibrado entre o mundo académico e laboral, a iniciativa - da responsabilidade da APBio, em parceria com o ICEP, no âmbito do Programa Lisaction - propõem-se apoiar os jovens estudantes universitários na concretização dos seus projectos empresariais, desde que vocacionados para as áreas da biotecnologia/biologia.


Inserido numa estratégia do ICEP rumo à valorização económica da ciência "made in Portugal" e da APBio no sentido de desenvolver no país o sector emergente das bio-indústrias, o concurso de Ideias Bioempreendedor tem como aliadas 12 instituições de ensino universitário nacionais.

A meta é "fomentar a criação de empresas/negócios no sector, através do fornecimento de ferramentas, conhecimentos, contactos e formação essenciais ao desenvolvimento de negócios com elevado grau de especificidade".

Os candidatos ao concurso deverão obrigatoriamente pertencer às instituições de ensino parceiras da iniciativa (ver www.bioempreendedor.com).

Cada escola deverá seleccionar equipas mistas, compostas por elementos com formação nas áreas da biotecnologia/biologia e gestão/economia, em duas categorias distintas: uma equipa composta por alunos de licenciatura, outra que inclua estudantes de pós-graduações, elementos já licenciados ou pós-graduados.

As equipas cujos projectos forem pré-seleccionados - apenas seis para cada uma das categorias - participarão num "workshop" e em acções de formação com duração de dois a três dias que as ajudará não só a aperfeiçoarem os seus planos de negócio, antes da apresentação final ao júri, como também constituirá uma importante mais-valia para o seu desenvolvimento.

Para a organização, "esta iniciativa não pretende ser um ponto de chegada mas sim um ponto de partida para o lançamento de novos projectos de biotecnologia com potencial empresarial".

Em comunicado, a APBio e o ICEP salientam que "a participação no concurso tem aberto inúmeras portas e permitido uma excelente divulgação dos projectos participantes no concurso, tanto a nível nacional como internacional".

A iniciativa tem o patrocínio de um vasto leque de entidades públicas e privadas, entre as quais se destacam: a empresa de capital de risco Change Partners, a Caixa Capital (grupo Caixa Geral de Depósitos), o IAPMEI, a Gesventure, o Tagus Park e a OPEX, que integrará o júri do evento.

À equipa vencedora será atribuído um prémio de cinco mil euros que reverterá a favor do desenvolvimento do projecto.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS