Cátia Mateus
AJUDAR a consolidar ideias de negócio inovadoras
é a meta do Concurso de Ideias Bioempreendedor. Num envolvimento
equilibrado entre o mundo académico e laboral, a iniciativa - da
responsabilidade da APBio, em parceria com o ICEP, no âmbito do
Programa Lisaction - propõem-se apoiar os jovens estudantes universitários
na concretização dos seus projectos empresariais, desde
que vocacionados para as áreas da biotecnologia/biologia.
Inserido numa estratégia do ICEP rumo à valorização
económica da ciência "made in Portugal" e da
APBio no sentido de desenvolver no país o sector emergente das
bio-indústrias, o concurso de Ideias Bioempreendedor tem como
aliadas 12 instituições de ensino universitário
nacionais.
A meta é "fomentar a criação de empresas/negócios
no sector, através do fornecimento de ferramentas, conhecimentos,
contactos e formação essenciais ao desenvolvimento de
negócios com elevado grau de especificidade".
Os candidatos ao concurso deverão obrigatoriamente pertencer
às instituições de ensino parceiras da iniciativa
(ver www.bioempreendedor.com).
Cada escola deverá seleccionar equipas mistas, compostas por
elementos com formação nas áreas da biotecnologia/biologia
e gestão/economia, em duas categorias distintas: uma equipa composta
por alunos de licenciatura, outra que inclua estudantes de pós-graduações,
elementos já licenciados ou pós-graduados.
As equipas cujos projectos forem pré-seleccionados - apenas seis
para cada uma das categorias - participarão num "workshop"
e em acções de formação com duração
de dois a três dias que as ajudará não só
a aperfeiçoarem os seus planos de negócio, antes da apresentação
final ao júri, como também constituirá uma importante
mais-valia para o seu desenvolvimento.
Para a organização, "esta iniciativa não
pretende ser um ponto de chegada mas sim um ponto de partida para o
lançamento de novos projectos de biotecnologia com potencial
empresarial".
Em comunicado, a APBio e o ICEP salientam que "a participação
no concurso tem aberto inúmeras portas e permitido uma excelente
divulgação dos projectos participantes no concurso, tanto
a nível nacional como internacional".
A iniciativa tem o patrocínio de um vasto leque de entidades
públicas e privadas, entre as quais se destacam: a empresa de
capital de risco Change Partners, a Caixa Capital (grupo Caixa Geral
de Depósitos), o IAPMEI, a Gesventure, o Tagus Park e a OPEX,
que integrará o júri do evento.
À equipa vencedora será atribuído um prémio
de cinco mil euros que reverterá a favor do desenvolvimento do
projecto.