Notícias

Castelo Branco mais empreendedor

26.03.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

O INSTITUTO Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acaba de se aliar à "batalha" pelo fomento da iniciativa empresarial. Em conjunto com a Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB) e a Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB), aquela instituição de ensino está a promover, através do seu Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional, o "I Concurso Poliempreende - projectos de vocação empresarial".


Já Peter Drucker, considerado por muitos como o "pai" da gestão moderna, diria que "a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo".

O IPCB é apologista deste pressuposto e convida os seus alunos a criarem o futuro, com ideias de negócio. Para tal, lançou o concurso de ideias "Poliempreende".

O primeiro objectivo do evento é potenciar as iniciativas empresariais dos estudantes, apresentando-lhes a via empresarial como alternativa de emprego a considerar.

Mas mais do que isso, o concurso agora lançado quer "potenciar uma cultura assente na valorização da iniciativa, do controlo do risco e da concretização de projectos próprios como caminho para a realização pessoal e profissional e para o desenvolvimento económico da região".

Apesar de ter registado um desenvolvimento económico e populacional significativo nos últimos anos, a região de Castelo Branco caracteriza-se ainda por uma estrutura económica onde a agricultura tem grande peso e o sector terciário assenta em serviços banais e, por isso, de fraca competitividade nacional.

Uma conjuntura que para a organização do concurso "conduz à necessidade de apoiar a criação e desenvolvimento de empresas modernas, capazes de responder com eficácia e flexibilidade aos crescentes desafios da interligação de mercados e permanente evolução tecnológica, mas também criar postos de trabalho e atrair população".

Atingir estes objectivos depende antes de mais da "capacidade de formar e reter pessoal qualificado, com elevada aptidão para a inovação e capacidade de iniciativa propiciadora de novas actividades empresariais de base tecnológica". Metas que o IPCB espera ver atingidas através da Poliempreende.

Realizada em parecia com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), a iniciativa direcciona-se a todos os estudantes das diversas escolas do IPCB, mas em especial aos finalistas que encaram com maior proximidade o ingresso no mercado laboral. Trata-se de mostrar a via empresarial como uma alternativa possível.

O prazo de inscrição decorre entre 19 e 30 de Abril, estando a apresentação dos projectos agendada para 31 de Maio. A organização do concurso irá apoiar os vencedores na consolidação das suas ideias.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT - TREASURY - PSA BANK

Spring Professional Portugal

ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ACCOUNTING MANAGER

Spring Professional Portugal