Notícias

Ciência no feminino

18.06.2004


  PARTILHAR




PORTUGAL é o país da União Europeia com mais mulheres licenciadas em ciências e engenharia. No total deste segmento de diplomados, o sexo feminino já domina uma fatia de 42%. Este é um dos principais resultados em destaque num estudo elaborado recentemente pelo Eurostat. De acordo com aquele documento, no espaço da UE-25, a média é de 30%. O país com o valor mais próximo de Portugal é a Lituânia , com 41% de mulheres que se licenciaram em ciência e engenharia. Além disso, as mulheres perfazem quase metade da força de trabalho de investigação no sector público: cerca de 52% no sector estatal e 45% no segmento do ensino superior.


Todavia, apesar de estarem em paridade com os homens em termos de empregabilidade, a maioria das investigadoras portuguesas exercem funções com menor valor acrescentado.

Segundo o indicador Honeypot (pote de mel, em inglês) - método de cálculo que mede o relacionamento entre a despesa em I&D e as concentrações de homens e mulheres em determinados campos científicos -, o diferencial entre o valor esperado da despesa em I&D "per capita" para as mulheres e o valor observado nesta categoria é de -5,8%. Isto significa que as investigadoras estão localizadas nas zonas de menor investimento em I&D e afastadas das áreas de investigação com maiores recursos financeiros.

Confrontada com estes dados, Maria da Graça Carvalho, ministra da Ciência e do Ensino Superior, refere que este "é um problema estrutural que atravessa a sociedade portuguesa em todas as áreas de actividade". E acrescenta que "temos todos em conjunto de batalhar para que as mulheres, em igualdade de circunstâncias, tenham igualdade de tratamento".

Para inverter esta situação, a responsável governamental preconiza que "a educação dos filhos e a repartição das tarefas domésticas sejam assumidas igualmente por homens e mulheres", para que estas tenham "um acesso mais imediato a cargos de chefia e ao topo de uma carreira. Mas é um processo que levará o seu tempo", remata.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS