Ruben Eiras
A UNIVERSIDADE Católica vai lançar um mestrado
e uma pós-graduação em informática educacional,
que terão início no próximo mês de Setembro.
O projecto será levado a cabo pelo Instituto de Educação
em parceria com o Instituto de Educação e Formação
a Distância (IEDU) daquela instituição de ensino superior.
O objectivo desta nova oferta formativa é preencher a lacuna do
mercado referente à formação de profissionais educativos
na área do "e-learning". "Não existe uma
oferta suficiente de formação contínua dirigida a
formadores, a professores e a gestores relacionados com os processos formativos,
que combine a informática e a pedagogia", argumenta José
Lagarto, um dos coordenadores deste curso.
De acordo com o responsável, a ausência desta "ponte"
de conhecimento entre as áreas informática e pedagógica
tem inquinado as relações entre "os que ensinam
e os que aprendem", porque uma grande parte dos formadores não
sabem tirar partido das potencialidades educativas das tecnologias de
informação (TI).
Tecnologia educativa
Neste plano, os cursos dirigem-se a formadores ligados à informática
educativa, a docentes de todos os níveis (em especial, aos dos
ensinos básico e secundário, devido à introdução
de uma nova disciplina de TI) e licenciados em qualquer área do
que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria.
Os cursos foram concebidos para que possam ser realizados em regime extra
laboral. Os candidatos devem possuir conhecimentos de nível médio
de ferramentas informáticas de processamento de texto, folha de
cálculo e de apresentações Powerpoint, além
de utilização razoável de várias tecnologias
da internet.
Para quem não possuir tais competências, estas poderão
ser adquiridas através de módulos autónomos, mas
que não estão integrados no currículo base da pós-graduação
e do mestrado. São disponibilizados em regime complementar e garantem
o acesso aos módulos avançados previstos no currículo
do curso.
No caso dos candidatos que já possuam competências que ultrapassem
as previstas nos currículos de cada uma das disciplinas, existe
a possibilidade de pedido de equivalência. A formação
é disponibilizada exclusivamente em regime de ensino a distância,
embora também seja possível a realização de
sessões presenciais de tutoria, enquadradas no modelo de ensino
preconizado.
Antes do início do curso, terá lugar uma sessão presencial
de um dia (6 horas), onde, além da apresentação do
curso e de docentes, da clarificação de objectivos e metodologias
que irão ser utilizadas, os formandos tomarão contacto com
um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). Uma parte significativa
do dia será reservada ao treino das diferentes funcionalidades
do "software".