Notícias

Aprender a criar empresas

17.04.2003


  PARTILHAR




Ruben Eiras

A CENTRAL Business, com o apoio do Expresso Emprego, vai realizar, no início de Maio, os 1º Jogos de Criação de Empresas. O objectivo desta iniciativa é contribuir para a renovação do tecido económico nacional, através da estruturação e qualificação de novos projectos empresariais, com sede em Portugal e fomentar o espírito empreendedor.





Os melhores projectos serão premiados e serão apreciados por um conjunto de especialistas de acordo com uma matriz de classificação que integra os seguintes parâmetros: avaliação do perfil, "marketing", estudo de viabilidade económica e inovação.

As empresas que pretendam candidatar-se terão que ter menos de um ano de existência e o capital social deverá ser inferior a 50.000 euros. Os jogos decorrerão numa instituição universitária, sendo precedidos de um seminário que versará sobre a actualidade económica, da inovação e da internacionalização. Durante os jogos funcionará um conjunto de gabinetes de apoio, informação e divulgação para empreendedores.

Os peritos são provenientes de diversas instituições e empresas, designadamente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Investimento, a Universidade Autónoma de Lisboa, a SBI e a Central Business.

São três os prémios a atribuir aos melhores projectos. O prémio Central Business situar-se-á entre os 2500 e os 5000 euros, valor que será calculado a partir das receitas dos jogos. Este prémio será atribuído ao projecto com melhor pontuação e poderá ser cumulativo com o da Capital de Risco.

Este será dado se existirem projectos que se enquadrem na filosofia de investimento daquela empresa. O prémio tem um valor indicativo de 25.000 euros, mas está dependente do acordo que for estabelecido entre o empreendedor e a Capital de Risco sobre a forma de entrada no capital social e respectivas condições.

O prémio SBI será atribuído ao projecto com a segunda melhor classificação e terá um valor até 2500 euros, destinados à aplicação num estudo de viabilidade económica ou para candidatura a incentivos.

A Central Business existe desde Maio de 2002, dedicando-se à tutoria de gestão para a criação de empresas e consolidação das existentes com o fim de facilitar a vida do empreendedor e, numa perspectiva futura, modernizar a competitividade de Portugal.





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS