Notícias

ANJE apoia talento empresarial

14.05.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

AS "MENTES Brilhantes do Empreendedorismo" nacional estão já escolhidas. Numa noite de revelações, o Casino da Póvoa, na Póvoa de Varzim, foi palco de mais uma edição do "Prémio Jovem Empreendedor", uma iniciativa com a chancela da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que distingue anualmente as melhores iniciativas empresariais "made in" Portugal.


As empresas Crioestaminal e CentralCasa foram as grandes vencedoras da noite, arrecadando, respectivamente, os troféus da 5ª e 6ª edições do prémio.

Aquela que já é por muitos apelidada a "Noite dos Óscares do Empreendedorismo" serviu ainda para homenagear o percurso profissional do empresário Francisco Pinto Balsemão, a quem foi atribuído o galardão "Empreendedor Prestígio".

Um "seguro de vida" é como os cinco empreendedores "pais" da Crioestaminal (www.crioestaminal.pt) definem o seu projecto. A empresa de André Rodrigues Gomes, Luís Reis, Daniel Taborda, Gonçalo Castelo Branco e Raul Santos centra a sua actividade na criopreservação de células estaminais.

Inovadora no seu conceito, esta empresa de Coimbra "congela, a 196º Celsius e por um período de 20 anos, as células estaminais retiradas à nascença do sangue do cordão umbilical", explicam.

Esta prática, que agora começa a ganhar terreno em Portugal, está já muito em voga noutros países e oferece uma esperança de cura, quer para os recém-nascidos quer para os familiares, em caso de doenças graves, como certos tipos de tumores ou doenças sanguíneas.

A Crioestaminal - à qual coube o troféu da 5ª edição (2002) do certame e a angariação de um prémio de 29.927,87 euros a aplicar no capital social da empresa - aposta também no desenvolvimento de projectos de investigação em parceria com laboratórios de pesquisa em Portugal e no estrangeiro.

Segurança é também o lema do outro vencedor. Os 19.500 euros que couberam ao vencedor da 6ª edição "Prémio Jovem Empreendedor do Ano" serão aplicados na empresa CentralCasa.

Aqui o lema também é protecção, mas o serviço prestado pelo empresário Nuno Afonso incide sobre um sistema de vigilância e controlo remoto (domótica) das habitações.

Este projecto permite enviar imagens provenientes de uma câmara de vigilância para um qualquer computador ligado à internet ou para um telemóvel com GPRS, ao mesmo tempo que possibilita o controlo dos aparelhos eléctricos da habitação.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS