Notícias

Alentejo aposta no turismo

04.06.2004


  PARTILHAR




Maribela Freitas

O TURISMO é uma área com possibilidades de crescimento no Alentejo. Tendo em conta esta tendência, a Associação das Regiões de Turismo do Alentejo (ARTA) assinou recentemente um protocolo com o Instituto de Formação Turística (Inftur) com vista à criação de acções de formação adequadas às necessidades do sector de hotelaria, restauração e turismo na região.

Para a ARTA - entidade que representa as regiões de turismo alentejanas -, o desenvolvimento desta actividade passa também pela qualificação dos trabalhadores.

"No Alentejo, este sector está carente de mão-de-obra qualificada, bem como de uma requalificação da existente", explica António Lacerda, administrador-delegado da ARTA. Daí que os cursos de formação a criar venham a incidir na formação inicial mas também na requalificação dos activos.

Ao abrigo do protocolo, estas duas entidades vão elaborar, até ao final do mês de Junho, um plano regional de formação para o Alentejo, que vai ser candidato a financiamentos. A expectativa da ARTA é que os cursos tenham início já em Janeiro de 2005.

"O turismo tem empregabilidade e as acções de formação inicial permitirão lançar quadros no mercado que respondam à procura das empresas", salienta António Lacerda.

Acrescenta que existem intenções de investimento no Alentejo - nomeadamente na zona litoral, mármores e Alqueva - que poderão abrir possibilidades de emprego no turismo.

A ARTA considera que a desertificação pode ser invertida pelo turismo, que oferece aos jovens oportunidades de emprego e aos activos desempregados a possibilidade de reconversão através da formação.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS