Marisa Antunes
CHAMA-SE Incitare e é uma empresa de consultoria especializada
na detecção das disfunções que podem ocorrer
numa empresa devido a falhas de comunicação e interacção
entre os quadros superiores e subordinados. É na sua forma de actuação,
através da «formação vivencial»,
que esta empresa se distingue, explica Ricardo Amoedo, administrador da
empresa.
A formação vivencial assenta numa formação
pedagógica que é dada fora do contexto da empresa, fora
de uma sala, em contacto com a natureza, onde factores como o mistério
e a ansiedade condicionam de forma diferente os comportamentos que os
funcionários teriam se estivessem a actuar no seu ambiente profissional
normal, pormenoriza o administrador.
Apesar de terem em comum o elemento natureza, a Incitare pretende diferenciar-se
das empresas especializadas em «formação 'out
door', mais viradas para o desporto de aventura e onde os exercícios
não são acompanhados pela componente pedagógica»,
como faz questão de sublinhar o responsável pela empresa.
A primeira abordagem passa por determinar o chamado «diagnóstico»
da situação que pode assentar em problemas de liderança,
de estratégia, de relações entre chefias dos vários
departamentos, entre outros. Feito o diagnóstico, parte-se para
a elaboração de um plano de actividades, sempre feitas
no exterior e devidamente acompanhadas por um ou mais dos cerca de 30
psicólogos comportamentais que colaboram com a Incitare.
A «rede de confiança», por exemplo, é
um exercício que permite testar a capacidade de liderar e comunicar
entre chefias e restantes trabalhadores, bem como o espírito
de equipa. Consiste num percurso pedestre nocturno, em ambiente desconhecido
para os participantes, onde se isola uma das pessoas do restante grupo
e, a partir daí, esta deve orientar os colegas para determinado
local unicamente através da comunicação via rádio.
Terminada a prova, os psicólogos que acompanham o grupo emitem
um relatório onde fazem uma listagem dos pontos positivos e negativos,
que será posteriormente estudado em conjunto com as empresas
que contrataram os serviços de consultoria.
«As empresas portuguesas estão a ficar cada vez mais
sensibilizadas para este tipo de formação onde através
de exercícios lúdico-pedagógicos se consegue detectar
os défices que existem no ambiente profissional», sublinha
o administrador da Incitare.