1 Incapacidade para decidir
Que tome decisões e que assuma responsabilidade, é o que se espera de um líder. Se o líder não consegue decidir, quem seguirão os profissionais e quem orientará a estratégia da empresa ou departamento?
2 Ausência de foco
Ter dificuldades de concentração e foco na resolução de problemas quotidianos é, no contexto empresarial, visto como um sinal de imaturidade, não admissível em cargos de liderança.
3 Dificuldade em gerar empatia
Uma das caraterísticas-chave de um bom líder é sua capacidade para conhecer os elementos da sua equipa, as suas necessidades e, por essa via, gerar empatia com os seus profissionais. Em muitos casos, sucede o inverso, um distanciamento e uma indisponibilidade para assumir “o lugar do outro” que é prejudicial à motivação das equipas.
4 Confiança é tudo
O líder tem de ser a figura de gestão na qual os profissionais depositam a sua máxima confiança e mais podem contar. Frequentemente, acontece o inverso. Liderar pelo exemplo é hoje apontado pelo gurus da gestão como o mandamento-chave que todos os líderes devem cumprir, sob pena de não conseguirem gerar equipas coesas.
5 Otimismo precisa-se!
Não tem de ser um otimista irracional, daqueles que quando tudo está a ruir continuar a afirmar que o negócio está em crescimento, mas enquanto líder - e de forma realista - deve conseguir convencer e motivar as suas equipas de que determinado projeto vale todo o investimento e dedicação.