No arranque para 2015, os empresários portugueses mostraram que a sua orientação para os próximos 12 meses vai no sentido de atrair talento e geri-lo em benefício da organização. Sem grande surpresa ou novidade, no mês de janeiro os sectores da engenharia, financeiro e tecnologias de informação voltaram a destacar-se entre os mais dinâmicos na criação de emprego em solo nacional, tendo como base de análise as oportunidades de emprego divulgadas no último mês no universo Expresso Emprego (versão impressa e sítio online). Mas a estatística mensal do Expresso trouxe de volta o otimismo a alguns grupos profissionais. Voltou a aumentar a procura de engenheiros civis e os técnicos de recursos humanos também estão na mira dos recrutadores, indiciando não só que o mercado está pronto para contratar em 2015, mas também para investir forte na gestão profissional dos seus recursos humanos.
Os profissionais do sector do comércio, franchising e vendas foram os mais beneficiados pelas oportunidades de emprego divulgadas em janeiro no Expresso. Entre as 1.984 ofertas publicadas, 278 procuravam perfis orientados para a área comercial, ainda que dentro desta as exigências tem termos de formação académica e competências sejam variadas e muito orientadas para perfis tecnológicos. Seguindo uma tendência que s manteve uniforme ao longo de todo o ano passado, os sectores da engenharia, tecnologias de informação, banca, seguros e área financeira, voltaram a destacar-se em janeiro pela dinâmica das contratações mas com algumas novidades. Na área das engenharias, por exemplo, merece destaque o aumento da procura de engenheiros civis. Depois de largos meses a registarem um número residual de ofertas, janeiro trouxe aos engenheiros civis portugueses uma tímida demonstração de retoma nas contratações com 49 ofertas, face às 10 registadas em dezembro de 2014. Um comportamento que se estendeu aos técnicos de recursos humanos (44 ofertas) e aos profissionais de saúde (50 oportunidades).
Na área financeira, os controllers, contabilistas e financeiros continuam a ser os profissionais mais procurados, enquanto nas engenharias, os especialistas em mecânica, industrial e eletrotécnica dominam as intenções de contratação das empresas. No cruzamento das intenções de contratação das empresas com os perfis disponíveis no mercado (analisados com base nas candidaturas rececionadas no último mês), 2015 também não traz grandes novidades e, novamente, revela um claro desequilíbrio entre ambos os pratos desta balança. As empresas procuram especialistas em TI, engenheiros e financeiros, os candidatos procuram empregos na área da engenharia civil, marketing e publicidade, saúde, vendas, construção, consultoria e media, entretenimento e comunicação.
Quem recruta mais*
Com o mercado nacional a reforçar a sua dinâmica de contratações, o ranking dos maiores recrutadores de janeiro é liderado pela NOS Empresas que tem vindo a reforçar a sua estrutura comercial e técnica. Mas há outras oportunidades nas áreas tecnológicas, financeira, imobiliária e até no sector da saúde e bem-estar. Estas foram as empresas que no último mês fizeram mexer o mercado:
1º NOS
2º Millennium Angola
3º Gatewit
4º OptimHome Imobiliário
5º Sotheby’s International Realty
6º ERA
7º Hovione
8º BIAL
9º Body Concept
10º Volkswagen Autoeuropa