Cátia Mateus
NO MESMO espaço combinam
o apoio pedagógico e a animação de tempos livres.
BI Empresarial
Um composto de sucesso que faz da Academia Morangos, em Matosinhos, um
negócio com potencial de expansão.
Criada em 1997 à luz das ideias inovadoras de duas empreendedoras
nortenhas, Susana Nobre e Alexandrina Augusto, a empresa chama a si a
responsabilidade de apoiar activamente os pais na formação
das gerações de amanhã. E desengane-se quem pensa
que este público de "palmo e meio" é fácil
de contentar.
Criatividade e estímulo são as palavras de ordem num negócio
que mesmo perante uma conjuntura de crise económica não
parou de crescer.
Apesar da recessão teimar em bater à porta da maioria das
empresas, as duas empreendedoras não tiveram medo de arriscar e
em 2002 franquearam a marca.
A experiência de Susana Nobre e Alexandrina Augusto à frente
de um ateliê de tempos livres (ATL) serviu de tubo de ensaio à
criação da Academia Morangos.
A ideia era criar um conceito de academia que centrasse no mesmo espaço
físico a componente lúdica e de aprendizagem, "num
ambiente estimulante e criativo a nível intelectual, social, emocional
e físico", explica Susana Nobre.
As duas empreendedoras encontraram neste um nicho de mercado com franco
potencial de crescimento em Portugal. Com uma dedicação
cada vez maior à carreira, os pais de hoje necessitam de um apoio
na educação dos filhos. Uma tarefa que as duas psicólogas
decidiram chamar a si.
Há seis anos investiram 150 mil euros na criação
da Morangos. "A ideia foi desde o início criar uma academia
infantil que englobasse no mesmo espaço - todas as condições
- um conjunto de actividades de apoio pós-escolar e ainda transporte
próprio que assegurasse as deslocações da criança
entre a escola e a academia", explica Alexandrina Augusto.
E se o conceito era, para a altura inovador, nem tudo foram facilidades
no seu processo de criação. "A nossa maior dificuldade
foi encontrar o espaço indicado para implantar a Morangos",
explicam.
Depois de um ano de procura incessante, "encontrámos o
espaço ideal, localizado numa zona nobre do Grande Porto, com uma
densidade populacional onde predomina a classe média-alta e onde
residem muitos casais jovens com filhos em idade escolar".
Na criação da empresa não recorreram a qualquer tipo
de subsídios, mas o crédito bancário foi forçosamente
uma opção. Do montante investido no arranque da Academia
Morangos, "uma parte significativa foi aplicada em projectos,
obras, equipamentos, campanha de 'marketing' e lançamento da unidade
própria", explica Susana Nobre. Fundações
essenciais para quem pensa levar um projecto a bom porto.
A verdade é que as duas empreendedoras já vislumbravam a
possibilidade de avançar para o "franchising" da marca
e por isso, logo na fase inicial "foi importante o apoio de uma
empresa especializada em desenvolvimento de projectos de 'franchising',
com a qual foi desenvolvido todo o trabalho de projecto e planeamento
do conceito de negócio".
Com um público-alvo centrado nas criação com idades
compreendidas entre os 4 e 12 anos, a Academia Morangos integra hoje 40
alunos e prevê chegar aos 60 no próximo ano lectivo.
Entre as actividades desenvolvidas as duas empreendedoras destacam: sala
de estudo, inglês, informática, artes plásticas, dança
e música.
Certo é que o número de actividade e alunos estão
em constante mudança, já que as perspectivas futuras são,
para ambas as empresárias, risonhas.
Com um investimento inicial que só deverá ser recuperado
dentro de dois anos - "através de proveitos directos da
academia e também dos proveitos relacionados com 'frachising'"
- Susana Nobre e Alexandrina Augusto não hesitam em afirmar que
"a Morangos tem um plano ambicioso de abertura de unidades 'franchisadas'
em todo o país".
As empreendedoras encontram-se neste momento a seleccionar potenciais
franchisados e até ao final do próximo ano deverão
abrir cinco novas academias. O objectivo, asseguram, "é
ter a médio prazo 50 novas Morangos em Portugal".
Para Susana Nobre e Alexandrina Augusto, a expansão do projecto
Morangos em Portugal é a prioridade máxima, mas o avanço
para a internacionalização não está fora de
questão.
As empreendedoras têm vista levar a marca Morangos para os países
de língua oficial portuguesa, Espanha e outros países.
O fundamental, neste e noutros negócios, é "implementar
conceitos de qualidade e com elementos diferenciadores e rodear-se dos
melhor profissionais", explicam.
A franquia da marca surgiu como um 'upgrade' imperativo no conceito da
Morangos
BI Empresarial
Nome: Academia Morangos
Ano de criação: 1997 (em 2002 avançaram para
o franchising)
Responsáveis: Susana Nobre, 27 anos, psicóloga e
Alexandrina Augusto, 30 anos, psicóloga
Áreas de actuação: A Morangos está
vocacionada para apoiar a criança nas suas actividades lúdicas
e pedagógicas. A sua actuação abarca sala de estudo,
inglês, informática, artes plásticas, dança
e música
Investimento inicial: 150 mil euros
Público-alvo: crianças dos 4 aos 12 anos, das classes
alta e média-alta
Postos de Trabalho criados: três a tempo inteiro e três
em regime de part-time
Objectivos: Abrir a médio prazo 50 novas academias em regime
de franchising e avançar rumo à internacionalização
(PALOP, Espanha são destinos prováveis)
Conselhos: Apostar na qualidade e na criação de um
conceito com elementos diferenciadores
Link: www.morangos.net