Notícias

«E-learning» para as ilhas

12.11.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro


O DEPARTAMENTO de Economia e Gestão da Universidade dos Açores vai realizar entre os dias 15 de Novembro e 15 de Dezembro um curso de «e-learning» sobre qualidade e inovação nas empresas. Com esta iniciativa, a faculdade pretende incrementar a inovação no tecido empresarial entre o arquipélago dos Açores, Madeira e Canárias.

Para João Pedro Couto, coordenador do curso, esta formação tem como principal objectivo fomentar a economia das ilhas e a interligação e comunicação entre as várias empresas. «Queremos saber o que se está a fazer no seio empresarial e através deste curso pretendemos proceder a um levantamento sobre a situação», explica o responsável. Além desta vertente, João Couto salienta ainda que este tipo de formação vai criar valor acrescentado no seio das empresas, bem como fomentar o espírito empreendedor no território insular.

Neste sentido, o curso irá permitir o desenvolvimento de projectos de interesse pessoal dos formandos, bem como estabelecer redes de contacto na Madeira e Canárias. Os alunos irão abordar e desenvolver conceitos fundamentais de inovação e qualidade nas empresas, realizar uma análise detalhada do processo e ciclo de inovação, de qualidade e desenvolver projectos em contexto empresarial.

O curso destina-se a 10 residentes dos Açores, a 10 da Madeira e a 10 das Canárias. Quanto ao perfil dos participantes, pretende-se que sejam quadros superiores e técnicos de empresas, responsáveis e agentes promotores de processos de qualidade e inovação.

Tratando-se de uma formação à distância, a plataforma de apoio resume-se à utilização do sítio na Internet do curso, ao acompanhamento tutorial, à participação em fóruns de discussão e ao contacto via «e-mail».

Entre os temas que irão ser abordados durante o curso, destacam-se o de gestão da inovação, novas tecnologias, ciclo da inovação, gestão estratégica, gestão de projectos, gestão funcional, novos negócios, inovação em Portugal e plano de negócios.

Dentro da gestão da qualidade, os temas dividem-se entre as normas da qualidade, política da qualidade e cultura da qualidade. De acordo com João Pedro Couto, esta iniciativa tem também como objectivo estreitar as relações entre a universidade e o mundo empresarial das ilhas.

Esta formação está integrada no projecto B@N — Business Atlantic Network, co-financiado pelo programa comunitário Interreg III. Os objectivos do B@N é facilitar o acesso das pequenas e médias empresas (PME) e das instituições de I&D regionais ao mercado global, reduzindo a desvantagem da posição geográfica destas regiões face aos grandes centros de informação e de conhecimento. Além disso, o projecto pretende valorizar e aumentar as competências das PME e destas instituições na utilização das novas tecnologias de informação e de comunicação, bem como na capacidade de inovar e empreender.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS